A música-mídia no espetáculo teatral Búffalo's Show

Autores

  • Doriedison Coutinho de Sant'Ana Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Música, Sons, Mídia, Composição

Resumo

Este artigo é sobre o processo composicional e as escolhas sonoro/musicais
realizadas na montagem do espetáculo Búffalo’s Show, da Cia Folgazões, 2019,
Vitória–ES. A peça conta a história ficcional do herói do velho oeste, Buffalo Bill.
Procedimentos técnicos cinematográficos do faroeste norte-americano e do
spaghetti western da década de 1960 foram reutilizados na encenação, cenografia, iluminação, figurino e música. Será feita uma descrição dos efeitos sonoros que revelam o foley do cinema. Também será analisada a música composta originalmente para a montagem e suas relações com a música de Ennio Morricone composta para a trilogia dos dólares e Era uma vez no Oeste, do cineasta Sérgio Leone. Pretendo demonstrar como a ironia apresentada no texto foi dialogicamente aproveitada na composição dos efeitos sonoros e na música, por meio de recursos de orquestração, melodias e progressões harmônicas. O objetivo é mostrar como os elementos sonoro-musicais se apresentam como mídias, cujo propósito é estabelecer uma via direta e fácil de comunicação com o espectador, buscando provocar certas sensações através dos códigos instituídos pela indústria cultural. Além disso, será mostrado como aconteceram as escolhas e decisões sobre os efeitos sonoros e como ocorreram as transposições dos códigos musicais de Morricone para a música de Buffalo’s Show.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doriedison Coutinho de Sant'Ana, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Metafísica pela UnB. Mestre em Artes - Artes Cênicas, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Musicoterapia pela Universidade Federal de Pelotas, RS (2005). Graduado em Música - Bacharel em Composição – pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente, é Pesquisador CNPq em Transdisciplinaridades no LECA – Laboratório de Experimentação e Criação em Artes Cênicas, Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Referências

ADORNO, T. W.; EISLER, H. Composing for the Films. Continuum, 2007.

ALMADA, Carlos. Harmonia Funcional. São Paulo: Ed. Unicamp. 2009.

ALAVARCE, Camila da Silva. A ironia e Suas Refrações: um estudo sobre a dissonância na paródia e no riso. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

BIANCHINI, F. La Fabbrica dei miti all’italiana: lo spaghetti western. Itália:

Universitá Degli Studi di Bologna – Facoltá di Lettere e Filosofia. Tese de laurea in Strutture della figurazione, 1998/99, p. 75.

BUFFALO BILL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Buffalo_Bill&oldid=58717665>. Acesso em: 7 nov. 2021.

CARREIRO, Rodrigo Octávio d’Azevedo. Era uma Vez no Spaghetti Western: estilo

e narrativa na obra de Sergio Leone. 2011. Tese (doutorado) apresentada

ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Universidade Federal de

Pernambuco, Recife, 2011.

CID, Duílio Kuster. Buffalo’s Show: sobre a história – Duílio Kuster Cid. Youtube, 2021.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QYTzDjIPeU0. Acesso em: 13/11/2021.

CLÜVER, C. Intermidialidade. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em

Artes da EBA/UFMG, [S. l.], p. 8–23, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15413. Acesso em: 3 nov. 2021.

KAUSALIK, E.A. A Fistful of Drama: musical form in the dollars trilogy. Dissertação de Mestrado. Graduate College of Bowling Green State University, 2008, p.v.

MAGALHÃES, Leonardo. Buffalo’s Show: sobre a cenografia - Leonardo Magalhaes.

Youtube, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B7hv5ENbnHs.

Acesso em: 14/11/2021.

Downloads

Publicado

2022-04-28

Como Citar

Sant’Ana, D. C. de. (2022). A música-mídia no espetáculo teatral Búffalo’s Show. Dramaturgias, (19), 152–180. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/45010