Vozes de abrigo: uma montagem híbrida com teatro musical, teatro de animação e dramaturgia da imagem (anotações)
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias16.37494Palavras-chave:
Teatro MusicalResumo
Este texto analisa um processo criativo que surgiu no âmbito acadêmico sob a perspectiva de hibridismo, tanto de linguagem como de procedimentos, observando o caráter experimental da montagem do espetáculo Vozes de Abrigo, que se estruturou com quatro elementos: o teatro musical, o teatro de animação, a narrativa e a dramaturgia da imagem. Deste modo, processos de interseções variáveis ocorreram em diferentes camadas.
Downloads
Referências
AMARAL, A. Maria. Teatro de formas animadas. 3aed. São Paulo: EDUSP - Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
AUMONT, Jacques. A imagem. Tradução: Estela Santos Abreu. Campinas/SP: Papirus, 2010.
CANCLINI, Nestor G. Culturas Híbridas. 4aed. São Paulo: Edusp, 2008.
COSTA, Felisberto Sabino, A poética do ser e não ser - Procedimentos Dramatúrgicos do Teatro de Animação. 2000. 264 p. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2000.
DAMÁSIO, Antônio R. O mistério da Consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaio para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.
GOMBRICH, Ernst H. A História da Arte. 4a ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
JURKOWSKI, Henryk. Metamorphoses - La Marionnette au XX Siécle. Trad.: Eliane Lisboa. Charleville-Mézières-França: Éditions Institut International de la Marionnette, 2000.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005. ______. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
MEDEIROS, Fábio H. N. A arte da animação: intercruzamentos entre o teatro de formas animadas e o cinema de animação. 2014. 446p. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. 4a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
SANCHEZ, José A. M. Dramaturgias de la Imagen. 3a ed. Cuenca: Ediciones de la Univesidad de Castilla-la Mancha. 2002.
SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e do pensamento: sonora, visual e verbal. 3a ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fábio Henrique Nunes Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.