“O sol crestante derrama os seus raios ardentes”, enquanto a serpente, como secreta protectora, repousa no meu quarto no 59 do Palace-Hotel de Santa Fé. Experiência e discurso antropológico em Wassily Kandinsky e Aby M. Warburg

Autores

  • Anabela Mendes Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias15.35760

Palavras-chave:

Kandinsky, Aby Warburg, Visualidade, Antropologia, Viagens

Resumo

Não é o olhar sobre os vestígios do que já foi mas o olhar sobre o que está a ser que leva Wassily Kandinsky a visitar camponeses em Vologda, no ano 1889, e Aby M. Warburg a procurar o lugar dos índios Pueblo no Novo México em 1895. Ambos são parte de uma mesma época. Cada um por si transporta uma genética própria como expressão de uma herança cultural europeia comum, mar- cada também, e apesar disso, pela convivência com diferentes tradições religiosas. Estão os dois a ocidente e deslocam-se: o primeiro para o norte da Rússia, o segundo em direcção ao sul dos EUA.

De que vão à procura? O que anima o deslocamento de cada um a lugares onde se habita numa conformidade autêntica com os elementos e a natureza? O que os move em direcção ao que podendo ser diferente está a ser, mesmo que radicado em vestígios que a passagem do tempo não eliminou? Como um quase, isto é, deixando sempre de fora mais do que conscientemente deseja- riam, Wassily Kandinsky e Aby M. Warburg observam, estudam e catalogam, classificam o que lhes é estranho e os fascina no viver de outros seres humanos.

O futuro artista plástico e o já historiador de arte, a um tempo e ainda que em diferentes lugares, tomam para si, por uma vez na vida, a carne de antropólogos e etnólogos. Forte vivência essa que para sempre perdurará nas suas concepções estéticas!

Seguiremos esses trajectos através do que sobrou escrito e captado por imagens visuais em <Wologda Tagebuch> de Kandinsky e Schlangenritual ”“ Ein Reisebericht de Aby M. Warburg.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Vassilii Surikov, Ecke mit Ikonen im Bauernhaus, 1883. Studie für Menshikov bei Berisov. Aquarell. 23,8 x 33,8 cm Staatliche Galerie Tretyakov, Moskau. Photo: I. Kozlova. 1991.

Bauernstube Nordrussland, um 1850 Russisches Museum, St. Petersburg

Wassily Kandinsky, Brotsegen, um 1889. Aquarell und Bleistift, Entwurf. 18,3 x 24,6 cm Staatliche Galerie Tretyakov, Moskau.

Wassily Kandinsky, Ludwigskirche in München, 1908 ӈl auf Pappe. 67,3 x 96 cm

Sammlung Cármen Thyssen-Bornemisza

Museum Thyssen-Bornemiza, Madrid.

Badehaus und Privatbadezimmer im Sanatorium »Bellevue«, Kreuzlingen Universitáˆtsarchiv Tübingen, Signatur 442/364.

Passage, Purification

Hopi Indianer, Digital composite, 1997

Victor Masayesva Jr., Husk of Time ”“ The Photographs of Victor Masayesva, Tucson,

The University of Arizona Press, 2006, S. 69.

Cleo Jurino, Kosmologische Darstellung, Santa Fé 1896, mit Anmerkungen von Warburg Warburg Institute Archive, London

Andy Goldsworthy, black river / hard sand / carved and dug / long hot day /becoming cloudy

Galisteo, New Mexico 16 July 1999

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Mendes, A. (2020). “O sol crestante derrama os seus raios ardentes”, enquanto a serpente, como secreta protectora, repousa no meu quarto no 59 do Palace-Hotel de Santa Fé. Experiência e discurso antropológico em Wassily Kandinsky e Aby M. Warburg. Dramaturgias, (15), 365–383. https://doi.org/10.26512/dramaturgias15.35760