Sobre a composição musical Marsias contra Apolo: uma associação entre composição musical contemporá‚nea e mitologia grega

Autores

  • Thiago Perdigão Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias15.35752

Palavras-chave:

Composição Musical, Mitologia grega, Análise musical, Mito

Resumo

O presente artigo tem por objetivo expor e analisar o contexto mitológico da composição musical Marsias contra Apolo, para flauta solo, em sua relação com as técnicas e elementos musicais utilizados em sua composição. Assim, procuraremos expor primeiramente o mito grego que envolve o cerne da composição, depois a relação deste mito com os elementos musicais mais essenciais, e, por fim, como tais elementos foram então desenvolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LACERDA, Marcos. “Resenha das contribuições de Schenker e Schoenberg para a análise musical”. In: Revista eletroÌ‚nica de Musicologia. UFPR. Vol. 2.1. Outubro, 1997. Link: http://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv2.1/vol2.1/BreveResenha/BreveResenha.html

SMITH, William. “A Dictionary of Greek and Roman biography and mythology”. In: John Murray: printed by Spottiswoode and Co., New-Street Square and Parliament Street, London. 1873. Link: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/ text?doc=Perseus:text:1999.04.0104:entry=marsyas-bio-1

WAGNER, Richard. Ópera y Drama. Trad. Angel Fernando Mayo. Madrid: Ediciones Akal, 2013.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Perdigão, T. . (2020). Sobre a composição musical Marsias contra Apolo: uma associação entre composição musical contemporá‚nea e mitologia grega. Dramaturgias, (15), 95–110. https://doi.org/10.26512/dramaturgias15.35752