A performance nas cantigas galego-portuguesas: desafios entre oralidade e tradição manuscrita trovadoresca

Autores

  • Felipe Ferreira de Paula Pessoa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias15.35750

Palavras-chave:

Cantigas galego-portuguesas, Performance, Musicologia Histórica

Resumo

Apesar do significativo aumento de interesse do público pela Idade Média, a música da lírica medieval galego-portuguesa ainda representa um grande desafio de interpretação e recriação. Motivados por essa questão, propomos neste artigo uma reflexão sobre a performance das cantigas galego-portuguesas, reconhecendo suas especificidades enquanto canção em um meio de criação e transmissão oral. Para tanto, analisaremos as perspectivas e métodos propostos pela musicologia e pelo movimento da Música Antiga ”“ Early Music ”“ para as fontes medievais e os principais desafios diante do escasso material oferecido pelos pergaminhos Vindel e Sharrer, fragmentos que contêm cantigas de amigo e de amor, respectivamente, com notação musical. Consideramos que o conceito de performance e sua compreensão no contexto medieval é fundamental para avançar- mos na interpretação da performance trovadoresca, cujas próprias cantigas propiciam alguns indícios, que pretendemos explorar neste artigo.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Ferreira de Paula Pessoa, F. . (2020). A performance nas cantigas galego-portuguesas: desafios entre oralidade e tradição manuscrita trovadoresca. Dramaturgias, (15), 50–77. https://doi.org/10.26512/dramaturgias15.35750