Poesia modernista e papel dramático do performer: Considerações sobre a canção artística “Segredo” de Ronaldo Miranda

Autores

  • Gisele Pires Mota Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias14.34389

Palavras-chave:

Canção de arte brasiliera, Estudos de palavra e música, Ronaldo Miranda, Voz e Piano, Carlos Drummond de Andrade, Poesia Modernista Brasileira.

Resumo

A presente pesquisa enfoca a canção “segredo”, de Ronaldo Miranda. Este estudo aplica uma abordagem interdisciplinar a uma tentativa metodológica de conciliar poesia, música e os papéis dramáticos do cantor e do pianista, especial- mente no trato com a poesia modernista. A discussão sobre a relação entre música e palavras baseia-se nos estudos de Stein e Spillman (1996). O conceito literário de persona (quem está falando em um poema) e modo de tratamento (para quem a persona está falando) é o descrito por Edward T. Cone (1974). O objetivo principal deste artigo é fornecer diretrizes de atuação tanto do cantor quanto do pianista nas canções artísticas para voz e piano “Segredo” de Ronaldo Miranda e poema de Carlos Drummond de Andrade, com sugestões para moldar ideias interpretativas e ênfase no papel dramático dos performers.

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Publicado

2020-09-28

Como Citar

Pires Mota, G. (2020). Poesia modernista e papel dramático do performer: Considerações sobre a canção artística “Segredo” de Ronaldo Miranda. Dramaturgias, (14), 431–451. https://doi.org/10.26512/dramaturgias14.34389

Edição

Seção

Ideias e críticas