A encenação de ópera em busca do gesto icástico

Autores

  • Guilherme Proença Universidade de Paris VIII Vincennes”“Saint-Denis

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias14.34388

Palavras-chave:

Opera, Encenação, Gesto, Música, Singularidade, Performance.

Resumo

A presente reflexão procura clarificar o processo teórico e prático da encenação do gesto na representação lírica e a sua importá‚ncia para a criação global da imagem cénica. O gesto icástico é uma “singularidade” visual, verbal ou musical, destinada a comunicar o mais claramente possível uma intenção, um sentimento ou um significado. Ele é também ingrediente fundamental na articulação e equilíbrio de todos os signos interartísticos evoluindo no espaço tempo do espetáculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AAVV, Dicionário da Língua Portuguesa 2004, Porto: Porto Editora.

AGNELLO, C. « AÌ€ l’écoute de l’image: réalités et perspectives de la scé€ne musicale contemporaine » In: Giordano Ferrari (Org.). L’Opéra éclaté. La dramaturgie musicale entre 1969 et 1984, Paris: L’Harmattan, 2006, pp. 181-188.

ARTAUD, A. “Le Théá‚tre de la cruauté (Second Manifeste)” [1933] In: Le théá‚tre et son double, Paris: Gallimard (Folio Essais), 1964, pp. 189-198.

BARNES, D. Pié€ces en dix minutes, Paris, L’Arche, 1993.

FERRARI, G. Les Débuts du théá‚tre musical d’Avant-Garde en Italie. Berio,

Evangelisti, Maderna, Paris: L’Harmattan, 2001.

FOTOPOULOS, S. “Dix ans de théá‚tre musical au Festival d’Avignon (1969-1979)” In: Giordano Ferrari (Org.). L’Opéra éclaté. La dramaturgie musicale entre 1969 et 1984, Paris: L’Harmattan, 2006, pp. 95-125.

PAVIS, P. Dictionnaire du Théá‚tre, Paris: Dunod, 1996.

KALTENECKER, M. Avec Helmut Lachenmann, Paris: Van Diere Éditeur, 2001.

KIRBY, M. Happenings. An Illustrated Anthology, New York: E. P. Dutton & Co, Inc., 1965.

KOLLIAS, P. A. “Overviewing a Field of Self-Organising Music Interfaces: Autonomous, Distributed, Environmentally Aware, Feedback Systems”, MILC’18,

de Março, Tokyo, Japão, 2018. Link: http://ceur-ws.org/Vol-2068/milc6.pdf

KOSTELANETZ, R. Conversing with Cage [1987], 2a ed., Routledge, 2003.

LANDAIS, N. Dictionnaire général et grammatical des Dictionnaires Français, extrait et complément de tous les Dictionnaires les plus célé€bres, 2a ed. (Vol. 3), Paris: Didier, Libraire-Éditeur, 1853.

SCHOENBERG, A. Moses und Aron In: Sáˆmtliche Werke (Abteilung III : Bühnenwerke, Reihe A, Band 8, Teil 1), Mainz: B. Schott’s Söhne, Wien: Universal Edition AG, 1977.

SHAFFER, P. Amadeus [guião do filme de MilosÌŒ Forman, 1984] Link: http://www. dailyscript.com/scripts/amadeus.html

THOM, R. « Langage et catastrophes : Éléments pour une sémantique topolo- gique » In: M. M. Peixoto (Ed.) Symposium on Dynamical Systems (Bahia, 15 de Julho), New York: Academic Press, 1972.

THOM, R. « Sémiotique » [1973] In: Modé€les mathématiques de la morphogené€se, nova edição revista e aumentada, Paris: Christian Bourgois, 1980, pp. 261-277.

THOM, R. Esquisse d’une Sémiophysique, Paris: InterÉditions, 2a tiragem corri- gida, 1988.

VAGGIONE, H. Poly-phonies: critique des relations et processus compositionnels, Tese de Doutoramento, Universidade de Paris VIII, 1983.

VAGGIONE, H. « Composition musicale et moyens informatiques: questions d’approche » In: Makis Solomos, Antonia Soulez, Horacio Vaggione. Formel/ Informel : musique-philosophie, Paris: L’Harmattan, 2003, pp. 91-116.

VIEIRA DE CARVALHO, M. “Art as Autopoiesis? A critical approach, beginning with the European musical avant-garde in the early 1950s” In: Journal of Sociocybernetics, Vol. 2 no 1, 2001, pp. 33-39.

VIEIRA DE CARVALHO, M. “Série, alea e autopoiesis” In: José Manuel Santos (Ed.). O Pensamento de Niklas Luhmann, Covilhã, Universidade da Beira Interior / TA Pragmata, 2005, pp. 165-184.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Como Citar

Proença, G. (2020). A encenação de ópera em busca do gesto icástico. Dramaturgias, (14), 409–430. https://doi.org/10.26512/dramaturgias14.34388

Edição

Seção

Ideias e críticas