Estradas margeiam Hugo Rodas e as Memórias Roubadas
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias.vi12.28695Palavras-chave:
Hugo Rodas., Visualidade., Memória., Performances Culturais.Resumo
A proposta deste artigo é discutir o processo de trabalho do diretor teatral Hugo Rodas na montagem da peça Memória Roubada (2002) que amplia noções sobre as artes da cena e o campo da visualidade. A obra teatral configura-se, neste caso, como mais que uma simples relação entre a obra e seu apreciador. Ela se insere no mundo como uma intervenção, o que coloca o espectador no centro da ação perceptiva e permite múltiplas interpretações e vivências. O estudo, então, abrange questões e reflexões no que se refere às dinâmicas do ato cênico e à capacidade de agir e formular pensamentos.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A retórica da imagem. In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 1990. p. 27-43.
BUSH, Robert. Making an Interview. Interviews Ana Maria Pacheco on the various methods and techniques she employs in the making of the work. Pratt Contemporary Art, 2011.
PRATT, Susan (ed.). Collected Essays: Texts on the work of Ana Maria Pacheco. Pratt Contemporary Art, 2004.
RÓˆHL, Ruth. Heiner Müller na pós-modernidade. In: KOUDELA, Ingrid (org.). Heiner Müller: o espanto no teatro. São Paulo, SP: Editora Perspectiva, 2003.
SCHECHNER, Richard. Performers e Espectadores: Transportados e Transformados. In: Revista Moringa Artes do Espetáculo. v. 2, n. 1, p. 155- 185, jan/jun 2011.
SEVCENKO, Nicolau. A estranha ciência do esquecimento. In: SILVA, Jofre (org). Memória Roubada e a arte de Ana Maria Pacheco. Goiá‚nia, GO: UEG
”“ Centro de Formação Artística, 2003.
_____. O olhar da Medusa na Caixa de Pandora: Cosmogonia, mito e história
da arte de Ana Maria Pacheco. In: Ana Maria Pacheco: gravuras, escultu-
ras. São Paulo, SP: Pinacoteca do Estado, 2012. p. 64-89.
SZIRTES, George. Exercício de Poder: A Arte de Ana Maria Pacheco. Goiá‚nia,
GO: Editora da UCG, 2004.
VILLEGAS, Juan. Da intervisualidade: pintura e teatro. In: Revista Urdimento.
n. 13, set 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.