A fotografia e uma certa memória do teatro

Autores

  • Filipe Figueiredo Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.vi12.28691

Palavras-chave:

Fotografia de Teatro., Representação., Memória.

Resumo

A efemeridade do teatro constitui desde sempre um permanente desafio à construção da sua memória e facilmente se compreende o recurso à fotografia, desde as primeiras décadas da sua existência, na segunda metade do século xix, a fim de combater o seu desvanecimento. Este tipo de imagem passou, assim, a condicionar o acesso do público ao teatro e foi responsável pelo moldar de diversos conceitos da prática teatral ao longo das décadas seguintes. Em pleno século xxi, e em período de clara afirmação da cultura visual, é já impossível que a fotografia não tenha contaminado com a sua carga viral um espaço que lhe está tão próximo, desde as suas origens, na exploração da pose e da representação.

Contudo, permanece ainda hoje numa certa penumbra a compreensão do estatuto da fotografia neste contexto por parte dos seus principais operadores, seja do ponto de vista do produtor, seja daquele do observador. Se o registo fotográfico do teatro é inquestionável, falta conhecer os detalhes dessa prática e aferir a consciência que os seus agentes têm do alcance da mesma e, sobretudo, avaliar a fotografia na dupla condição de documento e monumento.

Pretende-se assim, no presente artigo, reconhecer o território disciplinar da fotografia de teatro, como um espaço autónomo de convergência tanto do olhar fotográfico quanto teatral e explorar as suas possibilidades de relacionamento e diferentes tipos de abordagem.

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

Figueiredo, F. . (2019). A fotografia e uma certa memória do teatro. Dramaturgias, (12), 56–76. https://doi.org/10.26512/dramaturgias.vi12.28691