A relação entre teatro, música e artes visuais em Lorenzaccio e Nuovo scenario da Lorenzaccio de Sylvano Bussotti

Autores

  • Ledice Fernandes de Oliveira Weiss Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i11.27399

Palavras-chave:

Sylvano Bussotti. Teatro musical. Colagem em música. Trans-disciplinaridade. Auto-referenciamento.

Resumo

Lorenzaccio et Nuovo scenario da Lorenzaccio são obras que estão a meio caminho entre a ópera tradicional e um teatro musical cujos fundamentos estéticos tradicionais seriam constantemente negados. Vemos neste artigo que a escrita musical de Bussotti obedece a um ideal estético fantástico, no qual componentes (que são de qualquer tipo, musicais ou extra-musicais) funcionam como cores dentro de uma obra que se pode chamar de visual e pictórica. Sylvano Bussotti inventou um estilo sui generis, que cultiva o acaso, a indeterminação e o sincretismo estilístico. Transitando por entre diferentes sistemas musicais sem focar em nenhum deles, a arte de Bussotti é construída de elementos que são em princípio antitéticos, como melodrama e happening, tonalidade e atonalidade, pintura e colagem. A mistura de gêneros artísticos ”” dança, pintura, teatro, música ”” reflete uma abordagem artística caracteristicamente exuberante e intrinsecamente teatral, mas apresentando ao mesmo tempo uma profunda reflexão metalinguística acerca da função da obra de arte para a humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ledice Fernandes de Oliveira Weiss, Universidade de São Paulo

Escola de Comunicações e Artes ”“ USP/FAPESP

Referências

BUSSOTTI, Sylvano. Entrevista concedida a Ledice Fernandes Weiss em 14 set. 2010.

BUSSOTTI, Sylvano. Lorenzaccio: mélodrame romantique dansé. Milano, Ricordi, 1972. Partitura.

BUSSOTTI, Sylvano. Sylvano Bussotti home page. s.l., 2006. URL : http://sylb.elastiko.org/it/index.php . Accédé le 10 mai 2010.

BUSSOTTI, Sylvano. The Rara Requiem pour ensemble vocal, chœur, guitare, violoncelle, orchestre à cordes, piano, harpe et percussion. s.n.t.,1969. Partitura.

BUSSOTTI, Sylvano. Nuovo scenario da Lorenzaccio. Milano: Editions Ricordi/Universal Music, 1993. Partitura.

GODOY, Rolf Inge, LEMAN, Marc. Musical gestures: sound, movement, and meaning. New York and London: Routledge Taylor & Francis Group, 2010.

KALTENECKER, Martin. "Opéras d’art et d’essai. Remarques sur les techni-ques symbolistes dans la dramaturgie contemporaine", In : FERRARI, G., La parole sur scène, Paris, L’Harmattan, 2008.

LEHMANN, Hans Thies. Le théâtre postdramatique. Paris: L’Arche, 2002.

MORELLI, Giovanna. Dopo il melodrama: il teatro lirico di Sylvano Bussotti. Pisa: Edizioni ETS, 2009.

MUSSET, Alfred de, MARTIN, Emmanuel. Lorenzaccio, Paris: Pocket, 2008, 321 p.

PREMOLI, Aldo. Mode et musique dans les costumes de Sylvano Bussotti. Paris: Dessain et Tolra, 1986.

STOIANOVA, Ivanka. Entre détermination et aventure. Paris: l’Harmattan, 2004.Recebido em: 20/07/2019 | Aprovado em: 10/09/2019.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Weiss, L. F. de O. (2019). A relação entre teatro, música e artes visuais em Lorenzaccio e Nuovo scenario da Lorenzaccio de Sylvano Bussotti. Dramaturgias, (11). https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i11.27399