A Tessitura dos Mestres
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i8.14965Palavras-chave:
Dramaturgia, Dança Expressionista, Dança-Teatro, Dança Moderna Americana.Resumo
Neste artigo apresento um panorama sobre a dramaturgia em dança sob o ponto de vista histórico, a partir dos bailarinos, diretores e coreógrafos ale- mães que compuseram a base da dança expressionista alemã e da dança-te- atro e, ainda, daqueles que contribuíram para a criação da dança moderna americana. Esses artistas estabeleceram novas formas do pensar e fazer a dança, principalmente na perspectiva da história da dança moderna. Logo perceberemos que não só de rupturas o percurso histórico se faz, mas tam- bém de influências e continuidades. Assim, ao longo da história é perceptível que temos um passado, ainda que o presente possa modificá-lo, configuran- do um presente-futuro modificado e ampliado.
Downloads
Referências
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Pioneira, 1980.
BENTIVOLGIO, Leonetta. Dialogando com Pina Bausch. In: Escena Crítica. Publicação da Associação de Críticos Teatrais do Uruguai, (s/d).
BERGSOHN Isa Partsch e BERGSOHN Harold. The Makers of Modern Dance in Germany. USA: Princenton Book Company, Publishers, 2003.
BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes. 2001.
CAMINADA, Eliana. História da Dança ”“ Evolução Cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.
CARDINAL, Roger. O Expressionismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1984.
COLOMÉ, Delfin. Pina Bausch: um volumen que envuelve la vida. In: El in-discreto encanto de la danza, s/d, p. 83-90.
CYPRIANO, Fábio. Pina Bausch. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
CYPRIANO, Fábio. Pina Bausch ergue sua babel. Revista Bravo. São Paulo, n. 13, p. 124 -129, 1998.
FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: Repetição e transformação. São Paulo: Hucitec, 2000.
GARAUDY, Roger. Dançar a Vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
GIL, José. Movimento total: O corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras Ltda, 2005.
GRAHAM, Martha. Memória do Sangue. São Paulo: Siciliana, 1993.
HODGSON, John e PRESTON-DUNLOP Valerie. Rudolf Laban: an introduction to his work & Influence. Plymouth: Northecote House, Publishers Ltd., 1990.
HOGHE, Raimund & Weiss, Ulli. Bandoneon ”“ Em que o tango pode ser bom para tudo? Trad. Robson Ribeiro & Gaby Kirsch. São Paulo: Attar, 1989.
HOGHE, Raimund. Uma carícia também pode ser uma dança. In: Revista Bravo, São Paulo, 2004, pp 20-25.
LABAN, Rudolf - ULLMANN Lisa (org) ”“ Domínio do movimento.São Paulo: Summus Editorial, 1978.
LANGENDONCK, Rosana Vaz. Merce Cunnhingham Dança Cósmica: acaso, tempo, espaço. 2004.
MOMMENSOHN, Maria e PERRELLA, Paulo (org). Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento. São Paulo: Summus Editorial, 2006.
MONTEIRO, Mariana. Noverre: cartas sobre a dança. São Paulo: Falusp, 1998.
NESTROVSKI, Arthur e BOGÊA, Inês. O gesto essencial. In: A arte total de Pina Bausch. São Paulo. Caderno Mais: Folha de São Paulo, 2000, p. 4-15.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva S.A, 1999.
_______. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva S.A, 1996.
RENGEL Lenira. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume Editora Comunicação, 2003.
SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e pós-modernidade. Salvador: Edufba, 2005.
THORNTON, Samuel. Laban is theory of movement: a new perspective. Boston: Plays, ING, 1971.
VALÉRY, Paul. A Alma e a Dança e outros diálogos. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
Vídeos
BAUSCH, Pina. O lamento da Imperatriz
______Sagração da Primavera
______Café Muller
Rudolf Von Laban ”“ Recriações Coreográficas de 1923 a 1928. Direção: Valerie Preston Dunlop. Londres: Laban Centre, 1992.Dança do Século. Documentário sobre a história da Dança.
WIGMAN, Mary. Mein leben ist tanz. Roteiro e direção: Ulrich Tegeder. Produção: nter-Nationes, s/d.17
JOOSS, Kurt. Der grune tisch ein totentanz. Folkwangballet ”“ WDR, Deutscheland, s/d.”
Site
www.artes.com/reflexões/ref 57 - htm. Gordon Graig in Da arte do teatro (1942).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.