Painéis multimodais: pinceladas sobre ressemiotização na Escola Bilíngue de Taguatinga ”“ Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v3i1.2018/8645Resumo
No presente trabalho, pretende-se lançar luz sobre a maneira como as modalidades oral e escrita são ressemiotizadas para a linguagem visual na Escola Bilíngue ”“ Libras e Português escrito, de Taguatinga (EBT). O corpus é constituído pelo mural do pátio escolar, produzido pelos próprios alunos surdos da EBT, como produto final da aula de português escrito. Uma vez que os objetivos secundários deste artigo giram em torno da identificação dos recursos semióticos empregados na integração multimodal de sentidos, a qual estabelece a comunicação dentro e fora da escola, separei também como dado de análise um dos vários enquadres pintados no muro da escola. A teoria da Multimodalidade constitui a base teórica deste trabalho, sob o amparo das categorias da Gramática Visual de Kress e van Leeuwen (2006), quais sejam os participantes interativos e representados, a saliência, o real versus o ideal, o dado versus o novo e atributos simbólicos. Os resultados apontam que a ressemiotização só é possível porque o princípio de complementaridade intersemiótica (ROYCE, 2007) atua na composição dos murais, mesclando as modalidades visuais e verbais, de forma a conferir mais dinamismo à modalidade escrita do português ”“ língua alvo do aprendiz surdo.
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