A construção de identidades negras em meio a padrões brancos de beleza
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v1i1.0/8273Palavras-chave:
Identidades. Crises de identidades. Negros. Beleza.Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir, à luz da Análise de Discurso Crítica (ADC), sobre a construção de identidades étnico-raciais no contexto brasileiro, tendo como base questões relacionadas à negação da beleza negra pela imposição, por meio dos discursos naturalizados e midiáticos (em propagandas de produtos para cabelos) de um padrão de beleza que nega o estereótipo negro e afirma modelos brancos. Com base em estudos de Bauman (2009; 2005; 2001),
Hall (2006), Wodak (1998), Woodward (2000), De La Torre (2002), Fanon (1980) ”“ entre outros ”“ , verifica ainda a relação dessa negação com a ocorrência de crises de identidades para mostrar como, nesse cenário, as identidades construídas para negros são perpassadas por discriminações e preconceitos.
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