CONCEPÇÕES EM TORNO DA PROFISSÃO DE SECRETARIADO EXECUTIVO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA

Autores

  • Ana Carolina Gonçalves Reis UFV/UFMG
  • Betânia Aparecida de Almeida Marreiro UFV

DOI:

https://doi.org/10.26512/discursos.v3i3.2018/11590

Palavras-chave:

Discurso. Identidade. Secretariado Executivo.

Resumo

Este estudo trata de uma pesquisa qualitativa que visa analisar criticamente determinados discursos acerca da profissão de Secretariado Executivo. Para alcançar os objetivos traçados, partimos de uma breve explanação sobre a referida profissão, sobre a teoria de Análise de Discurso Crítica e sobre o conceito de identidade. Buscamos, em um segundo momento, definir as atividades desempenhadas por um secretário executivo e identificar “O que é o Secretariado Executivo” na concepção dos sujeitos participantes da pesquisa. Como método de trabalho, valemo-nos da aplicação um questionário online para um grupo de quarenta pessoas, as quais possuem diploma de curso superior ou estão cursando uma graduação e que não trabalham na área secretarial. Como teoria norteadora e método de análise, ancoramo-nos nos estudos de Resende e Ramalho (2006) sobre a Análise de Discurso Crítica. Por meio da análise empreendida, foi possível constatarmos a representação do Secretariado Executivo como um profissional essencial para uma organização e como uma profissão relacionada à assessoria executiva, mas que, de acordo com os sujeitos da pesquisa, teria como tarefas principais a ela inerentes a organização da agenda e a gestão das atividades de seu superior, o que não coaduna com atribuições do profissional dispostas na lei de regulamentação da categoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Betânia Aparecida de Almeida Marreiro, UFV

Especialista em Gestão de Informação e Pessoas pela UFMG; Bacharela em Secretariado Executivo Trilíngue pela UFV; desenvolve pesquisas acadêmicas nas áreas de análise de discurso crítica, análise de conteúdo, gestão da informação e secretariado executivo.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Reis, A. C. G., & Marreiro, B. A. de A. (2018). CONCEPÇÕES EM TORNO DA PROFISSÃO DE SECRETARIADO EXECUTIVO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA. Discursos Contemporâneos Em Estudo, 3(3), 103–125. https://doi.org/10.26512/discursos.v3i3.2018/11590

Edição

Seção

Artigos