A AÇÃO DO GÊNERO PUBLICITÁRIO MULTIMODAL NA MÍDIA DIGITAL FACEBOOK
DOI:
https://doi.org/10.26512/discursos.v3i2.2018/10525Resumo
Neste trabalho, realizamos uma análise multimodal de dois anúncios publicitários de O Boticário, veiculados na mídia digital Facebook, em junho de 2018, de modo a perceber o gênero como ação social e a intencionalidade publicitária. Metodologicamente, nos valemos de uma análise qualitativa-interpretativa com base nos conceitos de Jewitt (2013) e das camadas do modelo GeM, proposto por Hiipalla (2014), considerando-se a atuação das funções da linguagem de Halliday (2004) presentes nos modos semióticos, partindo de suas considerações sobre a linguagem como um sistema multifuncional, o qual representa a realidade, ordena as relações sociais e estabelece identidades (FAIRCLOUGH, 2001, P.27). Também levamos em conta alguns conceitos de Kress e van Leeuwen (2001 e 2006) e Fairclough (2001), expandidos a partir de Halliday para o modo visual e discursivo. Concluímos que as affordances multimodais do gênero publicitário imprimem significados em camadas individuais e na junção dos conjuntos multimodais na geração de efeitos que incentivam o consumo, interligando produtos ao self, ou seja, Ã identidade pessoal da consumidora.
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