A CHINA E O SINOFUTURISMO NO ANTROPOCENO
"Eu sou do futuro, você deveria ir para a China", diz um dos personagens do filme Looper, de Rian Johnson.
A literatura cyberpunk e as crescentes ondas estéticas de projeção futurista incorporam uma tendência crescente, uma tentativa quase hipersticiosa de seguir ondas, fluxos e movimentos. Hiperstição é o nome dado ao fenômeno da modelagem do real, da construção de possibilidades por meio de projeções. Criada pelo CCRU - Unidade de Pesquisa em Cultura Cibernética - a hiperstição trata de um tempo de anástrofe: quando o futuro chega de forma virulenta contra a temporalidade ordinária.
A certeza implacável que cerca o sinofuturismo contemporâneo é a do movimento ascendente que o dragão vermelho reina desde o boom modernizador a partir dos anos 1970 e 1980. O que de fato a história chinesa expõe não é apenas uma das histórias mais antigas e dos sistemas filosóficos mais antigos, mas um verdadeiro "espírito de contradição organizada", como o descreveria Hegel ao tentar elucidar a dialética. O sinofuturismo não é apenas resultado das convulsões políticas do conturbado século 20 e da ascensão chinesa após o século 19, o chamado “século da vergonha”, mas é a continuidade de uma ancestralidade que remonta a inúmeras dinastias e extensos impérios. Se há um lugar para nomear um antigo império, é o do Sol.
Após a pandemia de COVID-19, Yuk Hui dissertou sobre o caráter cada vez mais essencial que a China teria, especialmente ao incorporar o certo papel do eixo temporal nesta nova modernidade. A partir da aceitação do fim de uma globalização que se deu por vias unilaterais, a China surge no embate geopolítico como a “Neo-China” que surgiria do futuro, como aponta o filósofo britânico Nick Land em seu texto “Meltdown” . O vídeo-ensaio "Sinofuturism" de Lawrence Lek e a sua estética assumidamente artificial (com voz de narração robótica) e a exaltação tecnológica e científica, bem como a proliferação crescente de musicalidades e subculturas juvenis nas profundezas de Xangai parecem contestar a dimensionalidade de ciberespaço e projeções de futuro, não mais o gigante como o país do século do atraso ou dos terrores autoritários, mas a projeção de um futuro onde esta nova formação econômica e social apresenta ares inéditos.
Este volume de "Das Questões" é dedicado a estudos contemporâneos de diversas áreas como filosofia, antropologia, política e arte chinesa, que dialogam especialmente em sua interface com o futuro e a proposta de um futurismo sino-pacífico.
A RDQ (Revista das Questões) é uma revista que dialoga com outros formatos de arte, expressão e exposição. A edição aceita textos em diversos formatos (resenha, ensaio, artigo, etc.), bem como não oficializa um idioma específico.
Textos em: Português, Inglês, Mandarim.
Prazo para submissão: 31 de julho de 2023
"I am from the future, you should go to China" says one of the characters in Rian Johnson's film Looper.
Cyberpunk literature and the growing aesthetic waves of futuristic projection embody a growing trend, an almost hyperstitious attempt to follow waves, flows and movements. Hyperstition is the name given to the phenomenon of modeling the real, the construction of possibilities via projections. Created by CCRU - Cybernetic Culture Research Unit - hyperstition deals with a time of anastrophe: when the future arrives in a virulent manner against ordinary temporality.
The implacable certainty that surrounds contemporary Sinofuturism is that of the upward movement that the red dragon has reigned since the modernizing boom starting in the 1970s and 1980s. What in fact Chinese history exposes is not only one of the oldest histories and most ancient philosophical systems, but a true "spirit of organized contradiction" as Hegel would describe it when trying to elucidate dialectics. Sinofuturism is not only a result of the political upheavals in the troubled 20th century and the Chinese rise after the 19th century, the so-called "century of shame," but is continuity of an ancestry that goes back countless dynasties and extensive empires. If there is one place to name an ancient empire, it is that of the Sun.
After the COVID-19 pandemic, Yuk Hui dissertated on the increasingly essential character that China would have, especially in incorporating the certain role of temporal axis in this new modernity. From the acceptance of the end of a globalization that happened by unilateral ways, China appears in the geopolitical clash as the "Neo-China" that would rise from the future, as pointed out by the british philosopher Nick Land in his text "Meltdown". The video essay "Sinofuturism" by Lawrence Lek and its admittedly artificial aesthetics (with a robotic narration voice) and the technological and scientific exaltation, as well as the growing proliferation of musicalities and juvenile subcultures in the depths of Shanghai seem to dispute the dimensionality of cyberspace and projections of the future, no longer the giant as the country of the century of backwardness or authoritarian terrors, but the projection of a future where this new economic and social formation presents unprecedented airs.
This volume of "Das Questões" is dedicated to contemporary studies from various fields such as philosophy, anthropology, politics, and Chinese art, which dialog especially in their interface with the future and the proposal of a futurism from the Sino-Pacific.
RDQ (Revista das Questões) is a magazine that dialogues with other formats of art, expression and exhibition. The issue accepts texts in different formats (review, essay, article, etc.), as well as does not official a specific language.
Texts in: Portuguese, English, Mandarin.
Deadline for submissions: 31st of July 2023