Uma Tecnociência para o Bem-estar Social
Palavras-chave:
tecnociência, democracia participativa, bem-estar social, modelo linearResumo
A tecnociência no mundo contemporâneo tornou-se a principal fonte de poder (produtivo e estrutural) na sociedade de conhecimento, ao próprio tempo, a fonte principal financeira dos processos tecnocientíficos. Os investimentos públicos se orientam, geralmente, pelos valores de inovação, progresso, desenvolvimento, utilidade, democracia, eficácia econômica, liberdade individual e lucro, em suma: mercado para o consumo das sociedades. Em contraste, na prática real se descuida dos valores de bem-estar social, solidariedade, libertação humana, democracia participativa, direitos sociais, econômicos e culturais. Qual a causa deste dilema? Como superar este paradoxo? Neste trabalho tentamos colocar a luz estes problemas e se sugere alternativas. Primeiro esclarecemos o que se entende por tecnociência; em seguida, sustenta-se que uma das maiores causas do dilema é adotar o modelo linear de Bush (1945) para o desenvolvimento tecnocientífico e o beneficio social derivado de tal modelo. Uma alternativa a ele sugere-se, entender a tecnociência como um processo social onde os usuários participam, democraticamente, nas decisões tecnocientíficas, visando as prioridades fundamentais do contexto social onde se pertence.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).