A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO NA EXTENSÃO RURAL ”“ POTENCIALIDADES E DESAFIOS
Palavras-chave:
Ecologia de Saberes, Extensão Rural, AgroecologiaResumo
Este artigo tem por objetivo discutir a proposta da Construção do Conhecimento Agroecológico (CCA) pelos serviços de extensão rural a partir de uma análise histórica e de sua correlação com o conceito de ecologia de saberes, desenvolvido por Boaventura de Sousa Santos (2007). Sob CCA entende-se os processos de interação e confluência entre distintos conhecimentos, como o científico e o popular/tradicional, que objetivam trabalhar questões relevantes à s respectivas realidades, alcançar soluções e práticas coerentes com o contexto sociocultural, promissoras de maior sustentabilidade e equidade no meio rural. Acredita-se que por meio da evidência dos pressupostos que embasam tal proposta, os principais desafios para sua consolidação serão também desvelados. Neste sentido, pretende-se apresentar as bases subjacentes ao processo de CCA, a fim de evidenciar suas essências e, ao mesmo tempo, fortalecer e empoderar seus mecanismos de ação
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).