EPISTEMES RURALES Y LA FORMACIÓN AGROECOLÓGICA EN LA VÍA CAMPESINA
Palavras-chave:
Epistemologia, Pedagogia, Vía Campesina, AgroecologiaResumo
A Agroecologia ocupa cada vez mais um lugar central no trabalho propositivo dos movimentos sociais rurais na América Latina, como parte da disputa territorial crescente com o capital, e na (re)construção de territórios camponeses e indígenas. Na Coordenação Latino-americana de Organizações do Campo (CLOC), representação continental dentro da Via Campesina Internacional (LVC), se tem construído experiências agroecológicas locais, nacionais, regionais e continentais de educação e formação. Essas experiências estão envolvidos em, e são enriquecidos por, processos regionais, continentais e globais na LVC, de troca de experiências e diálogo de saberes sobre agroecologia (Rosset e Martinez-Torres, 2012; Batista, 2013). Em essência, representa a construção coletiva de uma visão política e camponesa/indígena da agroecologia, que abarca uma pedagogia camponês emergente e diversa, da agroecologia. Neste artigo, analiso as contribuições feitas a partir de três comuns ou típicas epistemes rurais, que por meio do diálogo entre eles, tem contribuído para essa visão e pedagogia emergente. Em particular, examino como é concebido e transmitido o conhecimento de forma diferenciada entre os movimentos rurais de identidades camponesas, indígenas e proletárias dentro da CLOC/LVC. Cada um tem contribuído elementos valiosos para a visão pedagógica e política coletiva.
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