Incubadora Universitária de Empreendimentos de Economia Solidária

Perspectivas de gestão de um sistema não hierarquizado e suas relações com o sistema burocrático

Autores

  • WAGNER DE SOUZA MOLINA UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Economia Solidária. Gestão de ITCPs. Burocracia. Autogestão

Resumo

Este artigo tem como intuito identificar e analisar os limites e desafios de gestão existentes no Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol) da UFSCar em suas possibilidades de praticar internamente a autogestão, considerando suas relações com a burocracia universitária. Para tanto, foi feita uma breve apresentação do NuMI-EcoSol no contexto atual, mas sem deixar de lembrar sua origem a partir do surgimento das Incubadoras Tecnológicas Universitárias. A partir de um breve apanhado sobre o tema burocracia e autogestão, o artigo explora a relação entre a incubadora - pretensamente autogestionária - e a universidade à qual se vincula, a UFSCar, caracterizada como um organismo altamente burocratizado. A isto se somou uma verificação junto aos participantes do núcleo - por meio de entrevistas semiestruturadas - da percepção destes sobre autogestão e os possíveis limites encontrados na construção de um ambiente autogestionário. Os resultados foram estudados a partir do método de “análise de conteúdo”, visando identificar os avanços obtidos e os desafios existentes neste tipo peculiar de gestão e suas perspectivas, tendo sempre em vista a imersão desta e de outras experiências (de incubadoras universitárias pretensamente autogestionárias) em ambientes caracterizados por relações hierárquicas típicas da burocracia pública.

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Publicado

2021-10-07

Como Citar

MOLINA, W. D. S. (2021). Incubadora Universitária de Empreendimentos de Economia Solidária: Perspectivas de gestão de um sistema não hierarquizado e suas relações com o sistema burocrático. Ciência & Tecnologia Social, 4(1), 72–88. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cts/article/view/31576