Incubadora Universitária de Empreendimentos de Economia Solidária
Perspectivas de gestão de um sistema não hierarquizado e suas relações com o sistema burocrático
Palavras-chave:
Economia Solidária. Gestão de ITCPs. Burocracia. AutogestãoResumo
Este artigo tem como intuito identificar e analisar os limites e desafios de gestão existentes no Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol) da UFSCar em suas possibilidades de praticar internamente a autogestão, considerando suas relações com a burocracia universitária. Para tanto, foi feita uma breve apresentação do NuMI-EcoSol no contexto atual, mas sem deixar de lembrar sua origem a partir do surgimento das Incubadoras Tecnológicas Universitárias. A partir de um breve apanhado sobre o tema burocracia e autogestão, o artigo explora a relação entre a incubadora - pretensamente autogestionária - e a universidade à qual se vincula, a UFSCar, caracterizada como um organismo altamente burocratizado. A isto se somou uma verificação junto aos participantes do núcleo - por meio de entrevistas semiestruturadas - da percepção destes sobre autogestão e os possíveis limites encontrados na construção de um ambiente autogestionário. Os resultados foram estudados a partir do método de “análise de conteúdo”, visando identificar os avanços obtidos e os desafios existentes neste tipo peculiar de gestão e suas perspectivas, tendo sempre em vista a imersão desta e de outras experiências (de incubadoras universitárias pretensamente autogestionárias) em ambientes caracterizados por relações hierárquicas típicas da burocracia pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ciência & Tecnologia Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).