Avaliação das ações da rede de incubadoras de Cooperativas Populares do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Christiane Florinda De Cima Aires Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Elmo Rodrigues da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Economia Solidária; Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares; Empreendimentos Econômicos Solidários; Vulnerabilidade Socioambiental.

Resumo

A Economia Solidária surgiu no Brasil como alternativa à crise no mercado de trabalho e à situação de fome de parte da população. Em 1995, a Universidade Federal do Rio de Janeiro criou a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP).  A constatação de problemas como dificuldades no método de gestão e de incubação suscitaram questões como: O que leva o sucesso das ITCPs e dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES)? E quais fatores são relevantes para o seu desempenho? Este artigo objetiva avaliar as ações da rede de ITCPs no estado do Rio de Janeiro. A metodologia é qualitativa e descritiva e foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e de campo e aplicação de questionário. Para análise das ITCPs foram propostos indicadores em cinco eixos com aplicação da Matriz SWOT. Espera-se contribuir para a melhoria das ITCPs e fortalecimento da Ecosol no Rio de Janeiro, reafirmando a importância da extensão e da pesquisa nas Universidades. No contexto atual do país e do estado do Rio de Janeiro, as políticas públicas nas áreas da saúde, meio ambiente e trabalho têm sofrido retrocessos, caso persista a redução de investimentos, tantos as ITCPs como os EES precisam traçar novos caminhos e estratégias para enfrentar os desafios. Para estudos futuros, recomenda-se a elaboração de uma ferramenta de avaliação de maturidade e de melhoria contínua replicável nas ITCPs e EES. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane Florinda De Cima Aires, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Elmo Rodrigues da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2021-10-07

Como Citar

De Cima Aires, C. F., & Silva, E. R. da. (2021). Avaliação das ações da rede de incubadoras de Cooperativas Populares do Estado do Rio de Janeiro. Ciência & Tecnologia Social, 4(1), 56–71. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cts/article/view/31260