Co-criação da ferramenta de modelo de negócio para Empreendimentos Econômicos Solidários:

inovação na metodologia da Incubadora de Tecnologia Social da Universidade de Brasília com a configuração do Canvas Social

Autores

  • Tânia Cruz Universidade de Brasília
  • Sônia Marise Salles Carvalho Universidade de Brasília
  • Denise Gutierrez Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

economia, tecnologia, incubadora, inovação, Canvas Social

Resumo

Esse artigo apresenta um dos resultados da pesquisa, referente ao Edital CNPQ/MTB-SENAES Nº 27/2017, que foi a aplicação e melhoria da ferramenta de análise de modelo de negócio denominado CANVAS,  para adaptá-lo aos negócios dos empreendimentos econômicos solidários (EES). A proposta foi incorporar os indicadores da tecnologia social e da economia solidária na modelagem do negócio.  A pesquisa foi realizada no ano de 2018 com  a aplicação e adaptação do CANVAS  a três EES: Instituto Batucar (tecnologia social e cultural) Rede Pequi (tecnologia organizacional) e Associação Lixo Mania (tecnologia ambiental e social). Utilizou-se como referencial teórico as categorias da Sociologia do Trabalho, Economia Solidária,  Tecnologia Social e Modelagem de Negócio. As transversalidades dos conceitos e princípios traduziram o trabalho compreendido como centralidade dos vínculos sociais, com possibilidade de dar identidade e reconhecimento, mediante uma sociedade em processo de mudança social. O resultado foi a co-criação da ferramenta Canvas Social que se tornou efetivamente adequada para modelar negócios no campo da Economia Solidária e das Tecnologias Sociais.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Cruz , Universidade de Brasília

Professora Adjunto IV da Universidade de Brasília, Campus Planaltina-DF, Coordenadou o curso de Bacharelado em Gestão Ambiental (GAM/FUP) no período de agosto de 2015 a outubro de 2019; Coordenadora do Curso de Sociobiodiversidade e Sustentabilidade do Cerrado do Centro UNB Cerrado, Coordenadora da Especialização em Sociologia para o Ensino Médio (Sistema SISUAB/CEA/UNB), Gerente da Multincubadora de Empresas do CDT/UnB. Membro do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT/UnB) atuando nas linhas de pesquisa em Tecnologia Social, Empreendedorismo e Inovação. É membro da Incubadora de Tecnologia Social e Inovação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UnB (CDT). É membro dos grupos de pesquisa em Sociobiodiversidade e sua interface com a Economia Solidária e Modos de Produção e Antagonismos Sociais. Desde de outubro de 2009 é professora associada do Centro de Estudos da Chapada dos Veadeiros (CENTRO UNB CERRADO) e atualmente é coordenadora da extensão deste núcleo. Em março de 2012 iniciou as atividades do LaPCIS (Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais, Métodos Qualitativos e Mobilização Social) em parceria de pesquisa e extensão com o CENTRO UNB CERRADO. É licenciada em Ciências Sociais e bacharela em Sociologia pela Universidade de Brasília - UnB (1998). Entre 1995 e 1998, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/CAPES). Também pela UnB, desenvolveu seu mestrado em Sociologia Política e do Trabalho (2001) e concluiu sua pesquisa de doutorado na área de Sociologia do Trabalho (2006), com a tese: Qual o teu trabalho, mulher? Mulheres empreendedoras no contexto da Economia Popular Solidária. Tem experiência nas áreas de: 1) Sociologia do Trabalho, Gênero e Economia Solidária Ambiental; 2) Pesquisa Social e Desenvolvimento de Metodologias de Pesquisa Quantitativa e Qualitativa; 3) Planejamento e Gestão Estratégicos.

Sônia Marise Salles Carvalho, Universidade de Brasília

Possui Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2008) e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991). É Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas e atualmente em exercício provisório na Universidade de Brasília com atuação no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico - CDT/UnB. É Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Programa de Pós Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT - Ponto focal UnB, Coordenadora da Incubadora de Tecnologia Social e Inovação e da Escola de Empreendedorismo do CDT. Tem experiência na área de empreendedorismo, tecnologia social e Sociologia do Trabalho, com ênfase no campo da economia solidária.

Denise Gutierrez , Universidade Federal do Amazonas

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1983), Mestrado em Psicologia da Saúde pela katholieke Universiteit van Brabant (1993) e Doutorado em Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Fernandes Figueira - FIO CRUZ, R.J. (2009). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Cuidados da saúde na família, Intervenções com famílias e crianças nas instituições. Exerce o cargo de Coordenadora de Tecnologia Social no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/Manaus) onde atua desenvolvendo projetos de inclusão social através da socialização do conhecimento científico. É autora de quatro livros na área da inferface família-saúde e de educação, bem como de diversos artigos nos tópicos: suicídio entre idosos, relações de gênero e saúde, relações familiares e saúde, cuidados da saúde na família. Coordenou diversos projetos na temática da saúde da mulher, saúde da família e cuidados.

Downloads

Publicado

2021-10-07

Como Citar

Cruz, T. C., Salles Carvalho, S. M. ., & Duran Gutierrez, D. . M. . (2021). Co-criação da ferramenta de modelo de negócio para Empreendimentos Econômicos Solidários: : inovação na metodologia da Incubadora de Tecnologia Social da Universidade de Brasília com a configuração do Canvas Social. Ciência & Tecnologia Social, 4(1), 18–37. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cts/article/view/31241