Co-criação da ferramenta de modelo de negócio para Empreendimentos Econômicos Solidários:
inovação na metodologia da Incubadora de Tecnologia Social da Universidade de Brasília com a configuração do Canvas Social
Palavras-chave:
economia, tecnologia, incubadora, inovação, Canvas SocialResumo
Esse artigo apresenta um dos resultados da pesquisa, referente ao Edital CNPQ/MTB-SENAES Nº 27/2017, que foi a aplicação e melhoria da ferramenta de análise de modelo de negócio denominado CANVAS, para adaptá-lo aos negócios dos empreendimentos econômicos solidários (EES). A proposta foi incorporar os indicadores da tecnologia social e da economia solidária na modelagem do negócio. A pesquisa foi realizada no ano de 2018 com a aplicação e adaptação do CANVAS a três EES: Instituto Batucar (tecnologia social e cultural) Rede Pequi (tecnologia organizacional) e Associação Lixo Mania (tecnologia ambiental e social). Utilizou-se como referencial teórico as categorias da Sociologia do Trabalho, Economia Solidária, Tecnologia Social e Modelagem de Negócio. As transversalidades dos conceitos e princípios traduziram o trabalho compreendido como centralidade dos vínculos sociais, com possibilidade de dar identidade e reconhecimento, mediante uma sociedade em processo de mudança social. O resultado foi a co-criação da ferramenta Canvas Social que se tornou efetivamente adequada para modelar negócios no campo da Economia Solidária e das Tecnologias Sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ciência & Tecnologia Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).