Configurações da incubação em economia solidária:

trajetória e desafios da incubadora tecnológica de empreendimentos populares e solidários da Universidade Federal do Cariri

Autores

  • Victoria Régia Arrais de Paiva Universidade Federal do Cariri
  • Gil Célio de Castro Cardoso Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Incubadoras de Economia Solidária; Sistematização de experiências; Trajetória; Educação popular; Sustentabilidade.

Resumo

Este texto reconstrói a trajetória e aponta os desafios da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários da Universidade Federal do Cariri, com o objetivo de identificar as especificidades teórico-metodológicas e os impactos de suas ações. A incubação em Economia Solidária guarda uma singularidade, pois atua na assessoria aos empreendimentos com vistas à geração de trabalho e renda, fomentando a autogestão. Com base nesses pressupostos, inscrevem-se as seguintes questões: Quais as características dos processos de incubação realizados pela Iteps? De que forma a incubação em economia solidária colabora com o desenvolvimento dos empreendimentos? Para tanto, foi constituída uma pesquisa participante, consubstanciada num estudo de caso, qualitativo e descritivo, com análise de documentos e entrevistas. Tais dados foram analisados mediante referencial de sistematização de experiências. Os resultados indicam que os processos de incubação adotam os princípios da horizontalidade e dialogicidade, ampliando o acesso a tecnologias sociais. Assim, a incubação assim realizada, mesmo com limites, impulsiona a sustentabilidade dos empreendimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victoria Régia Arrais de Paiva, Universidade Federal do Cariri

Doutora em Sociologia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é docente da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e  desenvolve estágio pós-doutoral no Programa de Avaliação de Políticas Pública da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Gil Célio de Castro Cardoso, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Ciências Sociais (Desenvolvimento Regional), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou estágio de pós-doutorado no Institut des Hautes Etudes de L'Amérique Latine da Université Paris III (Sorbonne Nouvelle) e no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília, exercendo lotação provisória na Universidade Federal do Ceará. Docente do Programa de Avaliação de Políticas Pública da Universidade Federal do Ceará (UFC). gilceliodecastro@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-10-07 — Atualizado em 2021-10-26

Como Citar

Arrais de Paiva, V. R., & de Castro Cardoso, G. C. . (2021). Configurações da incubação em economia solidária: : trajetória e desafios da incubadora tecnológica de empreendimentos populares e solidários da Universidade Federal do Cariri. Ciência & Tecnologia Social, 4(1), 38–55. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cts/article/view/30511