Configurações da incubação em economia solidária:
trajetória e desafios da incubadora tecnológica de empreendimentos populares e solidários da Universidade Federal do Cariri
Palavras-chave:
Incubadoras de Economia Solidária; Sistematização de experiências; Trajetória; Educação popular; Sustentabilidade.Resumo
Este texto reconstrói a trajetória e aponta os desafios da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários da Universidade Federal do Cariri, com o objetivo de identificar as especificidades teórico-metodológicas e os impactos de suas ações. A incubação em Economia Solidária guarda uma singularidade, pois atua na assessoria aos empreendimentos com vistas à geração de trabalho e renda, fomentando a autogestão. Com base nesses pressupostos, inscrevem-se as seguintes questões: Quais as características dos processos de incubação realizados pela Iteps? De que forma a incubação em economia solidária colabora com o desenvolvimento dos empreendimentos? Para tanto, foi constituída uma pesquisa participante, consubstanciada num estudo de caso, qualitativo e descritivo, com análise de documentos e entrevistas. Tais dados foram analisados mediante referencial de sistematização de experiências. Os resultados indicam que os processos de incubação adotam os princípios da horizontalidade e dialogicidade, ampliando o acesso a tecnologias sociais. Assim, a incubação assim realizada, mesmo com limites, impulsiona a sustentabilidade dos empreendimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ciência & Tecnologia Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).