Chamada de artigos Incubadoras Tecnlógicas de Economia Solidaria

2020-03-03

A Revista CTS é uma publicação acadêmica que promove a divulgação de pesquisas, estudos e reflexões sobra as problemáticas relacionadas às dimensões culturais, ecológicas, econômicas, sociopolíticas e ambientais presentes nos Estudos de Ciência, Tecnologia, Sociedade. Dedicamos especial interesse às conexões do conhecimento científico e tecnológico com o saber fazer presente nos grupos sociais e nas comunidades (tecnologia social).

A Revista CTS dedica este número especial às Incubadoras Tecnológicas de Economia Solidaria (ITES). Pretende-se dar visibilidade a reflexões teóricas e relatos sobre experiências concretas nesse campo. O crescimento da economia solidaria nos últimos anos tem gerado propostas econômicas alternativas ao modelo dominante, individualista e baseado exclusivamente na organização empresarial para o lucro, abrindo a possibilidade de exercer projetos socioeconômicos baseados em trabalho associado que privilegiam práticas participativas, cooperativas e solidárias com o reprojetamento da base técnica e de tecnológicas. Nesse sentido, as ITES são espaços de apoio e fortalecimento das iniciativas dos grupos interessados na produção das ferramentas que permitam garantir sua futura autonomia, buscando concretizar processos e práticas de produção e gestão coerentes com os objetos de melhoria das condições econômicas e de vidas dos envolvidos. Serão acolhidos artigos que apontem soluções e experiências, problemáticas e projetos sociotécnicos que que explorem a articulação com os espaços de ensino e pesquisa acadêmicos, onde os conhecimentos práticos e teóricos podem funcionar como recursos chaves na consolidação das iniciativas populares.

A Revista CTS receberá trabalhos que abordem essa temática, seja a partir dos desdobramentos teóricos e metodológicos que ela sugere, seja em forma de reflexões a partir de experiências.

Editores convidados:

Prof. Dr. Felipe Addor. Professor adjunto e Diretor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides/UFRJ), órgão suplementar do Centro de Tecnologia. Pesquisador-extensionista do Núcleo de Solidariedade Técnica - Soltec/UFRJ. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS/Nides/UFRJ).

Prof. Dr. Leonardo Leal. Professor de Administração Pública da UFAL. Coordenador da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária - ITES/UFAL. Doutorando em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e Instituto de Ciência Política da UnB. Coordenador de projetos nos temas: Participação e democracia; Economia Solidária; Bens Comuns; Gestão Social e Políticas Públicas.Chamada_Revista_CTS_cordel1.jpg