ANÁLISE DAS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS DO LIVRO DIDÁTICO “GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL: ESPAÇO GEOGRÁFICO E GLOBALIZAÇÃO”
DOI:
https://doi.org/10.26512/ciga.v11i2.38357Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar criticamente o livro didático Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização, 5ª edição, publicado em 2012, por Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira, a fim de pensar de qual forma a população afro-brasileira é retratada no material, e sobre as consequências da falta de conteúdo sobre as matrizes de origem africana no ensino sobre o Brasil contemporâneo, mesmo com todo o impacto que essas têm na formação da cultura e da sociedade brasileira. Tendo em perspectiva a Lei no 10.639, de 2003, que estabelece a obrigatoriedade de incluir no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, questionamos a forma que a história do país é contada sem explicar a relação entre a história escravista do nosso continente com a situação atual de desigualdade econômica, social e política da população negra brasileira.