DO AÇUDE À CIDADE:

A ORIGEM DO MUNICÍPIO DE CRUZETA/RN NA TRILHA DAS “OBRAS CONTRA AS SECAS” (1920-1929)

Autores

  • Breno de Assis Silva Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Angela Lucia Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Adielson Pereira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Paulo Vitor Pontes Cardoso Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.26512/ciga.v10i1.23277

Palavras-chave:

Produção do Espaço; Estruturação do Território; IFOCS; Seridó.

Resumo

A estreita relação entre o Açude Público de Cruzeta e a cidade homônima, evidenciada pela crise hídrica atual, remonta o período da construção do reservatório pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS). Esse momento se insere em um contexto maior, que se equaciona pelas ações de modernização do país com a maior atenção dada aos problemas nacionais e, em nível local, pelos anseios de ascensão e domínio das elites sobre a futura cidade: seu potencial hídrico e locacional. Diante disso, questiona-se: como o surgimento e desenvolvimento de Cruzeta se relacionam às ações de dinamização da atividade agrícola e aproveitamento da localização estratégica para articulação da região do Seridó? Assim, o objetivo do presente trabalho consiste em depreender a participação do contexto socioeconômico-político e técnico que envolveu a construção do açude na produção do espaço do município e da cidade-sede. Para tanto, orientados pelo conceito de produção do espaço, realizou-se a revisão bibliográfica apoiando em discussões de diversos autores sobre a questão em abordagens e escalas diferentes. Tais aportes fundamentaram a análise empírica dos diagnósticos técnicos e governamentais da Inspetoria ”“ estrutura normativa, dados orçamentários e de desenvolvimento das obras. O espaço e sociedade cruzetenses se estruturam na própria construção do açude, nas estratégias da elite e no anseio de modernização nacional, em que suas características geográficas foram fator preponderante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno de Assis Silva Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduando em Geografia (DGE/UFRN), Bolsista PIBIC/CNPQ vinculado ao Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo (HCUrb).

Angela Lucia Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora do Departamento de Arquitetura (DARQ/UFRN). Coordenadora do Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo (HCUrb/UFRN).

Adielson Pereira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Geógrafo, Bolsista CAPES/Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRN (PPGEO/UFRN), Pesquisador Associado vinculado ao Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo (HCUrb/UFRN).

Paulo Vitor Pontes Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduando em Geografia (DGE/UFRN), Bolsista de Iniciação Científica vinculado ao Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo (HCUrb/UFRN).

Downloads

Publicado

24-09-2019

Como Citar

Araújo, B. de A. S., Ferreira, A. L., Silva, A. P. da, & Cardoso, P. V. P. (2019). DO AÇUDE À CIDADE:: A ORIGEM DO MUNICÍPIO DE CRUZETA/RN NA TRILHA DAS “OBRAS CONTRA AS SECAS” (1920-1929). Revista Eletrônica: Tempo - Técnica - Território Eletronic Magazine: Time - Technique - Territory, 10(1), 16. https://doi.org/10.26512/ciga.v10i1.23277

Edição

Seção

Artigos