ESPACIALIZAÇÃO DAS OCORRENCIAS DA COMPANHIA DE POLÍCIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ”“ COPPA, ATRAVÉS DO USO DE GEOTECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/ciga.v5i1.22151Palavras-chave:
Polícia Ambiental. Geotecnologias. Mapa de Kernel.Resumo
O objetivo deste trabalho é mostrar a distribuição espacial das ocorrências registadas na Companhia de Policia e Proteção Ambiental ”“ COPPA, em Salvador e mais 12 municípios da Região Metropolitana, no ano de 2012, utilizando as Geotecnologias. Inicialmente foi feita a coleta dos dados, através da digitalização das fichas de ocorrência da COPPA em um Sistema de Informações Geográficas ”“ WEB (SIG-WEB), e como esses dados continham a localização geográfica da ocorrência, foi possível especializa-los e sistematiza-los num software específico de Geoprocessamento ”“ o ArcGIS.Downloads
Referências
BARCELLOS, C.; SILVA, S. A.; ANDRADE, A. L. Análise de dados em forma de pontos. In: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Introdução à Estatistica Espacial para a Saúde Pública. Brasília: Fundação Oswaldo Cruz, p. 29-59.
CÂMARA, Gilberto; CARVALHO, Marilia de Sá (2004). Análise espacial de eventos. Disponivel em <http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/analise/cap2-eventos.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2013.
IPVES ”“ Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem. Animais silvestres são achados com frequência nas ruas e casas de Salvador. Disponível em: <http://ipevs.org.br/blog/?p=6822>. Acesso em: 12 ago. 2013.
SAURET, Gerard Viader. Estatísticas pela vida: a coleta e analises de informações criminais como instrumentos de enfrentamento da violência letal. Recife: Bagaço Desing, 2012.