“E o grande rio da música brasileira, de norte a sul, regando a terra ”
o trabalho didático de Mário de Andrade no campo musical
DOI :
https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i67.56938Mots-clés :
Mário de Andrade, Música Brasileira, Folclore Musical, Identidade Cultural, ModernismoRésumé
Este estudo visa analisar a contribuição de Mário de Andrade para o desenvolvimento da musicologia e da identidade musical brasileira. A partir de uma vasta produção teórica e literária, observa-se que o autor destaca-se como um dos principais defensores da valorização do cancioneiro popular e folclórico, promovendo uma revisão cultural profunda ao integrar a arte à realidade social do país e incentivar os compositores a explorarem as raízes populares do Brasil. Sua atuação como professor no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, aliada ao trabalho como crítico musical, foi essencial para consolidar suas ideias e formar um público mais consciente da diversidade musical brasileira.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Renato. História da Música Brasileira. Rio de Janeiro: F. Briguet & Comp. Editores, 1926.
ALVARENGA, Oneyda. Mário de Andrade, um pouco. Rio de Janeiro: José Olympio. São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, 1974.
ANDRADE, Mário de. Compêndio de História da Música. São Paulo: Cupolo, 1929.
ANDRADE, Mário de. Ensaio Sobre a Música Brasileira. 3ª ed. São Paulo: Martins Editora, 1972.
ANDRADE, Mário de. Mário de Andrade: Entrevistas e Depoimentos. São Paulo: T.A. Queiroz Editor, 1983.
ANDRADE, Mário de. Música Brasileira. Correio Musical Brasileiro. Ed. 04, julho de 1921.
ANDRADE, Mário de. Pianolatria. In: Klaxon (mensário de arte moderna) nº 01. São Paulo, maio de 1922.
CHIARELLI, Tadeu. Pintura não é só beleza: a crítica de arte de Mário de Andrade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2007.
COLI, Jorge. A Paixão Segundo a Ópera. São Paulo: Perspectiva, 2003.
COLI, Jorge. Mário de Andrade: Introdução ao Pensamento Musical. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (12), 1972, 111-136.
FERNANDES, Florestan. Mário de Andrade e o folclore brasileiro. In: Revista do Arquivo Municipal de São Paulo. Volume 206, s.d.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. 2ª ed. Tradução de Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Edições Vértice; Editora Revista dos Tribunais, 1990.
MORAES, José Geraldo Vinci de; MACHADO, Cacá. Escutando o Brasil. In: Interpretações do Brasil. (orgs) Fábio A. Carvalho e João Kennedy Eugênio. Rio de Janeiro: Ed. E-papers. 2014.
SANTOS, Paulo Sérgio Malheiros dos. O grão perfumado: Mário de Andrade e a arte do inacabado. Belo Horizonte: Editora PUC-Minas, 2013.
SOUZA, Gilda de Mello e. A Ideia e o figurado. São Paulo: Duas Cidades/ Editora 34, 2005.
SQUEFF, Enio; WISNIK, José Miguel. O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira- Música. 2ª reimp da 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.
TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e Música Brasileira. São Paulo: Zahar Editora, 2000.
WISNIK, José Miguel. O Coro dos Contrários: a música em torno da semana de 22. São Paulo: Duas Cidades, Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia, 1977.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Cerrados 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )
