TRADUÇÃO COMENTADA:

O GÓTICO E A CADEIA DE SIGNIFICANTES

Autores

  • Carolina Paganine UFSC

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v2.n1.2013.11235

Palavras-chave:

tradução comentada, cadeia de significantes, coesão lexical, gótico

Resumo

Neste artigo, apresento os comentários sobre a minha tradução do conto “Barbara of the House of Grebe” (1891) de Thomas Hardy, referentes a um aspecto específico deste processo tradutório: a tradução das cadeias de significantes, ou redes lexicais, relacionadas ao tema gótico que perpassa a narrativa. No conto, Hardy se vale de uma série quase exaustiva de termos inter-relacionados a temas como “medo”, “agitação nervosa”, “infantilidade” e “desfiguração física”, que inserem a narrativa na tradição gótica inglesa. O autor, entretanto, abusa dos elementos góticos para fazer uma crítica aos costumes sociais da época, transformando alguns preceitos do conto moderno, como a unidade de efeito, e do gênero gótico, como o objetivo puramente sensacionalista das narrativas. A consciência dessas estruturas estilísticas influencia o processo tradutório no que diz respeito a estratégias tradutórias que contemplem, ao mesmo tempo, unidades de sentido no plano micro e macrotextual, já que os itens lexicais, as menores unidades de sentido aqui consideradas, estão dispostos numa cadeia que informa o objetivo retórico geral do texto.

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Publicado

09-09-2013

Como Citar

PAGANINE, Carolina. TRADUÇÃO COMENTADA:: O GÓTICO E A CADEIA DE SIGNIFICANTES. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 2, n. 1, p. 251–264, 2013. DOI: 10.26512/belasinfieis.v2.n1.2013.11235. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/11235. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Tradução Comentada

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