Poeta-adivinho em Teogonia e Trabalhos e dias:

o futuro no discurso poético hesiódico

Authors

  • Christian Werner Universidade de São Paulo
  • Caroline Evangelista Lopes Universidade de São Paulo

Keywords:

Hesíodo, Trabalhos e dias, Teogonia, Poesia, Adivinhação

Abstract

Discute-se a interface entre discursos poéticos e proféticos e a área de atuação de seus respectivos especialistas, na Grécia arcaica, a partir de uma análise de certas passagens dos poemas Teogonia e Trabalhos e dias de Hesíodo. O enfoque é a afirmação, na Teogonia, que a consagração do poeta pelas Musas, ou seja, sua união com uma realidade sagrada, lhe permite celebrar o futuro. A afirmação é discutida através da interpretação de passagens em Trabalhos e dias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Christian Werner, Universidade de São Paulo

Professor Livre Docente de Língua e Literatura Grega na Universidade de São Paulo. Líder do grupo de pesquisa Gêneros poéticos na Grécia antiga: tradição e contexto e pesquisador do grupo Estudos sobre o teatro antigo . Licenciado em Letras (Português e Grego) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), tem Mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo. Entre 2009 e 2010, estágio de pós-doutorado na Freie Universitaet Berlin. Tem publicado e orientado trabalhos na área de literatura grega, especialmente sobre a poesia arcaica e clássica, e a recepção da tradição clássica na literatura brasileira contemporânea, com destaque para J. Guimarães Rosa. Para isso, tem recebido regularmente auxílios e bolsas da FAPESP, CAPES e CNPq. Em contrato com a editora Cosac&Naify para publicar sua tradução da 'Odisseia'.

Caroline Evangelista Lopes, Universidade de São Paulo

Mestre em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2013). Bacharel em Letras (Grego e Português) e licenciada em Letras (Português) pela Universidade de São Paulo (2009).

Published

2014-07-14

How to Cite

Werner, C., & Evangelista Lopes, C. (2014). Poeta-adivinho em Teogonia e Trabalhos e dias:: o futuro no discurso poético hesiódico. Revista Archai, (13), 25. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/8480