O último Foucault e o retorno transversal aos gregos

Authors

  • Daniel de Oliveira Gomes UNICENTRO

Keywords:

Gregos, Epicurismo, Foucault, técnica de si, ética

Abstract

A obra do filósofo Michel Foucault é usualmente repartida pela crítica em três fases/etapas. As duas primeiras fases são o chamado período arqueo-genealógico e, após estas fases, sob a herança nietzschiana, temos um último Foucault. A fase final do autor, entretanto, marca um último Foucault que não deixa de caracterizar um “único Foucault.” Esta fase de sua obra trata de um retorno transversal à cultura greco-romana (temas do uso dos prazeres e a técnica de si). O presente artigo analisa o retorno de Foucault ao primordial elo grego entre ética e estética e pergunta-se sobre a relação entre a antiguidade filosófica e a atualidade do pensamento foucaultiano.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniel de Oliveira Gomes, UNICENTRO

Licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Mestre (bolsista CAPES) e Doutor (bolsista CNPq) em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Estágio sanduiche de doutorado em Paris, sob vínculo institucional da Université de Lille III - UCGL (bolsista CAPES). Professor adjunto A na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - Paraná, onde auxiliou na implantação do "Mestrado em Letras". Membro fundador do Grupo de Estudos Blanchotianos e de Pensamento do Fora, junto à Universidade de Brasília - UNB (CNPq). Especula afinidades entre ficção e filosofia basicamente a partir de dois teóricos: Maurice Blanchot e Michel Foucault.

Published

2012-10-05

How to Cite

Gomes, D. de O. (2012). O último Foucault e o retorno transversal aos gregos. Revista Archai, (9), 37. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/8324