SOBRE DUAS CENAS FANTÁSTICAS - AS AFINIDADES ELETIVAS DE GOETHE E O PRAZER E A PENITÊNCIA DE SILVINA OCAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v6i2.38284

Palavras-chave:

Insólito, Narrativa fantástica, Goethe, Silvina Ocampo

Resumo

A ideia do artigo é analisar a exposição de cenas fantásticas no Romance As afinidade eletivas de Goethe e no conto O prazer e a penitência de Silvina Ocampo. Nas duas obras literárias focalizamos o exame no papel do jogo entre castigo e desejo, prazer e penitência e suas consequências no interior das obras. Nesse sentido, a fisionomia insólita das crianças encontradas nas obras sinaliza imagens que unem real e fantástico. O argumento central é que no romance de Goethe e no conto de Silvina Ocampo a forma narrativa fantástica emerge da junção entre real e fantástico, sobretudo ao congregar no interior das tramas condicionantes que permeiam de possibilidades as narrativas a partir de um jogo entre fantasia e mistério. A fina tessitura que marca o trânsito da imagem de assombro presente nos textos literários e as narrações do cotidiano nas obras são representativas da imposição das incertezas e dos mistérios como atributos da forma do relato fantástico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Wanderson Barbosa dos Santos, UnB

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Teoria e Pensamento Social. Tem mestrado em Sociologia (2018), bacharelado em Sociologia (2016) e licenciatura em Ciências Sociais (2018) pela mesma Universidade. Foi membro do corpo editorial do periódico científico Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais (2019-2020). Tem como campo de interesse a área de Sociologia e pesquisa temas como: sociologia dos intelectuais, história das ideias, teoria sociológica, teoria crítica da sociedade, pensamento social brasileiro, sociologia da literatura, sociologia da arte, sociologia da moda, o ensaísmo e as obras de Georg Simmel e Walter Benjamin.

Referências

BAUDELAIRE, Charles. Escritos sobre arte. In: Alguns caricaturistas estrangeiros: Hogarth - Cruikshank - Goya - Pinelli - Brueghel. São Paulo: Imaginário, 1998.

BESSIÈRE, Irène. El relato fantástico: forma mixta de caso y adivinanza. In: Teorías de lo fantástico. Madrid: Arco/Libros. 2001.

BIOY CASARES, Adolfo; Borges, Luis; OCAMPO, Silvina. Antologia da literatura fantástica. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

BORGES, Luis. El arte narrativo y la magia. Buenos Aires: Sur - Revista Trimestral. 1932.

GOETHE, Johann Wolfgang von. As afinidades eletivas. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2014.

OCAMPO, Silvina. O prazer e a penitência. In: A fúria e outros contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

TODOROV, Tzvetan. Introducción a la literatura fantástica. México: Editora Premia. 1981

Publicado

2021-08-13

Como Citar

DOS SANTOS, Wanderson Barbosa. SOBRE DUAS CENAS FANTÁSTICAS - AS AFINIDADES ELETIVAS DE GOETHE E O PRAZER E A PENITÊNCIA DE SILVINA OCAMPO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 6, n. 2, 2021. DOI: 10.26512/aguaviva.v6i2.38284. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/38284. Acesso em: 23 nov. 2024.