O IMAGINÁRIO FANTÁSTICO EM TORNO DE AURA, DE CARLOS FUENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v6i2.38225

Palavras-chave:

literatura fantástica, artes visuais e literatura, adaptação, Carlos Fuentes.

Resumo

O artigo aborda as imagens de variados gêneros que foram influentes na criação da novela Aura, do escritor mexicano Carlos Fuentes, assim como as imagens inspiradas por este texto literário e materializadas no cinema, na animação e na ilustração de livros. Este conjunto de imagens constitui um complexo imaginário estabelecido em torno da obra literária, diretamente articulado com o gênero fantástico. Neste itinerário investigativo destaca-se a problemática das relações entre texto e imagem, em que a imagem surge como elemento ameaçador ou disruptivo da ordem representada pela escrita. Para embasar a discussão são levantados alguns conceitos acerca do fantástico, como os de Ítalo Calvino, Rosalba Campra e Mery Erdal Jordan, entre outros, incluindo ainda declarações e textos de Fuentes sobre a sua própria obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Fabricio Vaz Nunes, UNESPAR/EMBAP

Mestre em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor na Universidade Estadual do Paraná - Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR/EMBAP).

Sabrina Paula de Lima, UNESPAR/EMBAP

Discente do Bacharelado em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná - Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR/EMBAP).

Publicado

2021-08-13

Como Citar

NUNES, Fabricio Vaz; LIMA, Sabrina Paula de. O IMAGINÁRIO FANTÁSTICO EM TORNO DE AURA, DE CARLOS FUENTES. Revista Água Viva, [S. l.], v. 6, n. 2, 2021. DOI: 10.26512/aguaviva.v6i2.38225. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/38225. Acesso em: 23 nov. 2024.