A CONSTRUÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PERSONAGEM POMBINHA EM O CORTIÇO, DE ALUÍSIO AZEVEDO
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i3.22162Palavras-chave:
Sexualidade; Erotismo; Patologia Sexual; Naturalismo.Resumo
Este trabalho discute a construção e o desenvolvimento da sexualidade e do erotismo feminino na obra O cortiço ([1890] 2012), de Aluísio Azevedo. Em meados do século XIX, a mulher desempenhava papel secundário na sociedade vigente, sendo submissa aos homens e tendo como meio principal os ambientes domésticos, sendo limitadas à s práticas sexuais apenas dentro do matrimônio. Aluísio Azevedo apresenta uma personagem marcada pelo seu desenvolvimento sexual, que passa de impúbere para prostituta, tendo relações libidinosas com outra mulher e um casamento que não lhe é de bom grado. Destacamos que o Naturalismo adotou as patologias sexuais como uma de suas principais temáticas, pois retrata o sexo como um comportamento marginalizado e vicioso. A partir desses pressupostos, nota-se que o comportamento de Pombinha nos permite ter uma visão mais ampla da sexualidade da figura feminina.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. São Paulo: 8ª ed. Martin Claret. [1890] 2012.
BATAILLE, Georges. O erotismo; tradução Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: 48ª ed. Cultrix 2012.
BULHÕES, Marcelo. Leituras do Desejo: O Erotismo no Romance Naturalista Brasileiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.
CASTELLO BRANCO, Lúcia. Eros Travestido: um estudo do erotismo no realismo burguês brasileiro. Belo Horizonte: UFMG, 1985.
CASTELLO BRANCO, Lúcia. O que é erotismo. São Paulo: Brasiliense, 2004.
CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: 9ª ed. Ouro sobre azul, 2000.
COUTINHO, Afrânio. A Literatura no Brasil. São Paulo: Global, 2004.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro, Edições Graal, 2006. Do original em frânces: Histoire de laSexualité: I: La Volonté de savoir.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: O uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 13ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2012. Tradução de: Histoire de lasexualité: l’ usage de plaisir.
MOISÉS, Massaud. História da literatura brasileira: realismo. São Paulo: Cultrix: EDUSP, 1985.
PAZ, Octávio. A dupla chama: amor e erotismo. São Paulo: Siciliano, 2001.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. Tradução de Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.