DRUMMOND E A LÍRICA MINEIRA: O DIÁLOGO COM A TRADIÇÃO

Autores

  • Sônia Pereira Dias UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i3.22157

Palavras-chave:

Carlos Drummond de Andrade; Tomás Antônio Gonzaga; Estilo.

Resumo

O presente trabalho tem como propósito analisar e discutir as equivalências estilísticas de alguns poemas do livro Versiprosa (1967), de Carlos Drummond de Andrade, em relação às Cartas Chilenas (1788), de Tomás Antônio Gonzaga, tendo como finalidade constatar a essência poética de elementos e fatores que evidenciem a presença ou a aproximação das técnicas de escrita, de estilo e de expressão da linguagem que o poeta árcade utilizou e se fazem presentes em Versiprosa.

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Biografia Autor

Sônia Pereira Dias, UNIMONTES

Possui graduação em Letras/Português (2012) e Mestrado em Letras/Estudos Literários (2015), ambos pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Desenvolveu entre 2010 a 2011 o projeto de iniciação científica intitulado "A influência dos poetas franceses sobre os poetas do modernismo brasileiro", realizado pela Unimontes e com o apoio do órgão de fomento a FAPEMIG, sob orientação do professor Dr. Rodrigo Guimarães Silva. Também desenvolveu o trabalho de conclusão de curso intitulado "Equivalências estilísticas entre Versiprosa e Cartas Chilenas" (2012), sob orientação da professora Drª. Ilca Vieira de Oliveira. 

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

DIAS, Sônia Pereira. DRUMMOND E A LÍRICA MINEIRA: O DIÁLOGO COM A TRADIÇÃO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 3, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i3.22157. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/22157. Acesso em: 23 nov. 2024.