Entre a luz e a sombra: o trajeto de Josef K. das páginas do livro para a tela do cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v7i1.42477

Palavras-chave:

Orson Welles; Franz Kafka; Cinema; Estudo comparado.

Resumo

A proposta deste artigo é analisar, comparativamente, a configuração fílmica de Orson Welles, intitulada The trial (1962), verificando algumas semelhanças e particularidades na transposição da linguagem literária para o cinema. Num primeiro momento, observamos como os enunciados verbais do livro de Franz Kafka, que evidenciam um mundo improvável e paranoico do protagonista, Josef K., são construídos e ajustados pela linguagem cinematográfica; num segundo momento, analisamos a arquitetura, o espaço e a atmosfera onírica de Welles, quer dizer, como o espaço narrativo kafkiano é imaginado e materializado na transposição para a linguagem fílmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luan Cardoso Ramos, UNEP/FCL-Assis

Possui Mestrado em Letras (2019) e Licenciatura em Letras (2016) com habilitação em Português e Espanhol, todos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis). 

Altamir Botoso, UEMS, Campus de Campo Grande-MS

Doutor em Letras, na área de Teoria Literária e Literatura Comparada, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Assis-SP. Atualmente, é docente do Mestrado em Letras e do Curso de Letras/Espanhol da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Campus de Campo Grande-MS. Graduou-se em Letras/Português/Inglês/Espanhol/Francês/Italiano e suas respectivas literaturas pela Unesp. Atua na área de literatura e língua espanhola, com ênfase em romance picaresco, malandro e histórico. Publicou artigos em diversas revistas on-line e os seguintes livros: Do pícaro ao malandro: uma poética da rebeldia (2010), A reescritura da história em O mundo alucinante, de Reinaldo Arenas (2010), Tessituras narrativas: estudos de contos e romances (2014), Malandros ou neopícaros: figurações do anti-herói na literatura brasileira (2017), À sombra das falecidas: um estudo dos romances Encarnação, A Sucessora e Rebecca (2019), em coautoria com Maria de Lourdes Marcelino da Silva, O romance de formação em Raul Pompéia e Fernando namora (2020). 

Referências

AUMONT, Jacques. MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas. SP: Papirus, 2003.

AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Tradução: Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus: 1995.

ANDERS, Günther. Kafka: pró e contra, os autos do processo. Tradução: J. Guinsburg. São Paulo: Editora Perspectiva, 1969.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução: Antonio de Padua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

BUENO, Kim Amaral. Orson Welles encara Kafka: mirando a lente para o suspeito. Organon, Porto Alegre, v. 31, n. 61, p. 359-374, jul/dez. 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/organon/article/view/65368/39343. Acesso em: 10 ago. 2020.

CARONE, Modesto. Posfácio. In: FRANZ, Kafka. O Processo. Tradução: Modesto Carone. São Paulo: Editora Brasiliense 1988. P. 279-292.

CIRLOT, Juan Eduard. Diccionario de Símbolos. Barcelona: Editorial Labor, 1992. Disponível em: http://www.libroesoterico.com/biblioteca/Diccionarios/Cirlot-Juan-Eduardo-Diccionario-de-Simbolos.pdf. Acesso em: 14 out. 2017.

CORSEUIL, Anelise Reich. Literatura e cinema. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana (org.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2009, p. 295-304.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: Por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

FABRIS, Marcos. Arte moderna: vanguarda e emancipação. Fronteiraz, n. 12, junho de 2014, p. 108-120. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/fronteiraz/article/view/17922/14593. Acesso em: 10 ago. 2020.

FERREIRA, Agripina Encarnación Alvarez. Dicionário de imagens, símbolos, mitos, termos e conceitos Bachelardianos. Londrina: Eduel, 2013. (Livro digital). Disponível em:http://www.uel.br/editora/portal/pages/arquivos/dicionario%20de%20imagem_digital.pdf. Acesso em: 14 out. 2017.

FERRARI, Sônia Miguel Campaner. Kafka, Benjamin: o natural e o sobrenatural. Trans/Form/Ação, v. 30, n. 2, Marília, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010131732007000200010&lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2017.

FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Literatura e cinema: intersecções. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 37, Brasília, janeiro-junho de 2011, p. 13-26. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/elbc/n37/2316-4018-elbc-37-13.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.

KAFKA, Franz. O processo. Tradução: Modesto Carone. São Paulo: Editora Brasiliense 1988.

KAFKA, Franz. O processo. Tradução: Caio Pereira. São Paulo: Novo século, 2017.

KAFKA, Fraz. A metamorfose. Tradução: Modesto Carone. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

JORGE, Ruy Alves. Interpretação de Kafka. São Paulo: L. Oren – Editora, 1968.

LÖWY, Michael. Escritas de luz: Der Prozess — The Trial. Revista Terceira Margem. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura/Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 17, n. 28, p. 43-78, jul-dez. 2013. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10760/7931. Acesso em: 12 out. 2017.

O PROCESSO. Direção e Roteiro: Orson Welles. Produção: Michael Salkind. França/Itália/Alemanha. Paris-Europa Productions/Hisa-Films 1962, versão em preto e branco, 120 m.

PELLEGRINI, Tânia; JOHNSON, Randal; XAVIER, Ismail; GUIMARÃES, Hélio; AGUIAR, Flávio. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2003.

RITTINER, Maurício. Compreensão de cinema. São Paulo: Coleção Buriti, 1965.

VANOYE, Francis. Ensaio sobre a análise fílmica. Tradução: Marina Appenzeller. São Paulo: papiros, 1994.

XAVIER, Ismail. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In: PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2003, p. 61-89.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

CARDOSO RAMOS, Luan; BOTOSO, Altamir. Entre a luz e a sombra: o trajeto de Josef K. das páginas do livro para a tela do cinema. Revista Água Viva, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.26512/aguaviva.v7i1.42477. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/42477. Acesso em: 21 nov. 2024.