Entre a luz e a sombra: o trajeto de Josef K. das páginas do livro para a tela do cinema
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v7i1.42477Palavras-chave:
Orson Welles; Franz Kafka; Cinema; Estudo comparado.Resumo
A proposta deste artigo é analisar, comparativamente, a configuração fílmica de Orson Welles, intitulada The trial (1962), verificando algumas semelhanças e particularidades na transposição da linguagem literária para o cinema. Num primeiro momento, observamos como os enunciados verbais do livro de Franz Kafka, que evidenciam um mundo improvável e paranoico do protagonista, Josef K., são construídos e ajustados pela linguagem cinematográfica; num segundo momento, analisamos a arquitetura, o espaço e a atmosfera onírica de Welles, quer dizer, como o espaço narrativo kafkiano é imaginado e materializado na transposição para a linguagem fílmica.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas. SP: Papirus, 2003.
AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Tradução: Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus: 1995.
ANDERS, Günther. Kafka: pró e contra, os autos do processo. Tradução: J. Guinsburg. São Paulo: Editora Perspectiva, 1969.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução: Antonio de Padua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
BUENO, Kim Amaral. Orson Welles encara Kafka: mirando a lente para o suspeito. Organon, Porto Alegre, v. 31, n. 61, p. 359-374, jul/dez. 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/organon/article/view/65368/39343. Acesso em: 10 ago. 2020.
CARONE, Modesto. Posfácio. In: FRANZ, Kafka. O Processo. Tradução: Modesto Carone. São Paulo: Editora Brasiliense 1988. P. 279-292.
CIRLOT, Juan Eduard. Diccionario de Símbolos. Barcelona: Editorial Labor, 1992. Disponível em: http://www.libroesoterico.com/biblioteca/Diccionarios/Cirlot-Juan-Eduardo-Diccionario-de-Simbolos.pdf. Acesso em: 14 out. 2017.
CORSEUIL, Anelise Reich. Literatura e cinema. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana (org.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2009, p. 295-304.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: Por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
FABRIS, Marcos. Arte moderna: vanguarda e emancipação. Fronteiraz, n. 12, junho de 2014, p. 108-120. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/fronteiraz/article/view/17922/14593. Acesso em: 10 ago. 2020.
FERREIRA, Agripina Encarnación Alvarez. Dicionário de imagens, símbolos, mitos, termos e conceitos Bachelardianos. Londrina: Eduel, 2013. (Livro digital). Disponível em:http://www.uel.br/editora/portal/pages/arquivos/dicionario%20de%20imagem_digital.pdf. Acesso em: 14 out. 2017.
FERRARI, Sônia Miguel Campaner. Kafka, Benjamin: o natural e o sobrenatural. Trans/Form/Ação, v. 30, n. 2, Marília, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010131732007000200010&lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2017.
FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Literatura e cinema: intersecções. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 37, Brasília, janeiro-junho de 2011, p. 13-26. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/elbc/n37/2316-4018-elbc-37-13.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
KAFKA, Franz. O processo. Tradução: Modesto Carone. São Paulo: Editora Brasiliense 1988.
KAFKA, Franz. O processo. Tradução: Caio Pereira. São Paulo: Novo século, 2017.
KAFKA, Fraz. A metamorfose. Tradução: Modesto Carone. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
JORGE, Ruy Alves. Interpretação de Kafka. São Paulo: L. Oren – Editora, 1968.
LÖWY, Michael. Escritas de luz: Der Prozess — The Trial. Revista Terceira Margem. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura/Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 17, n. 28, p. 43-78, jul-dez. 2013. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10760/7931. Acesso em: 12 out. 2017.
O PROCESSO. Direção e Roteiro: Orson Welles. Produção: Michael Salkind. França/Itália/Alemanha. Paris-Europa Productions/Hisa-Films 1962, versão em preto e branco, 120 m.
PELLEGRINI, Tânia; JOHNSON, Randal; XAVIER, Ismail; GUIMARÃES, Hélio; AGUIAR, Flávio. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2003.
RITTINER, Maurício. Compreensão de cinema. São Paulo: Coleção Buriti, 1965.
VANOYE, Francis. Ensaio sobre a análise fílmica. Tradução: Marina Appenzeller. São Paulo: papiros, 1994.
XAVIER, Ismail. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In: PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2003, p. 61-89.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Água Viva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.