Nota de Falecimento

2023-12-14

 

  Com o mais profundo pesar, a Revista Água Viva lamenta o falecimento de nossa querida e eterna Editora Chefe, Cíntia Schwantes, ocorrido no final da tarde de quarta-feira, 13 de dezembro de 2023.

A literatura perde nesta data, além de uma professora engraçada, sorridente e engajada, uma pesquisadora atenta e sensível, pronta a não baixar a cabeça à um sistema que silenciava as mulheres e as colocava à margem das discussões de extrema importância.

Uma professora e pesquisadora que ao criar esta revista o fez pensando em um veículo de divulgação das pesquisas e trabalhos acadêmicos dos estudantes das Letras. Para além de tudo isso ela era uma mãe dedicada, timbre doce e sotaque arrastado sempre presente em um posicionamento firme que não permitia o silenciamento de nenhuma mulher, principalmente, àquelas que foram personagens de suas pesquisas. Cíntia era de um humor ímpar que cativava todos ao seu redor.

Ela era conhecida também por sua generosidade, por estar sempre disposta a ajudar seus alunos, orientandos e colegas de profissão, assim como por seu coração imenso. Sua falta será por muito tempo sentida por esta revista, por sua equipe técnica e científica, nos corredores da Universidade de Brasília, por alunos e professores do Instituto de Letras que, hoje, junto aos seus familiares e amigos, lamentam sua partida e partilham com todos esse momento de dor e de saudades.

 Descanse em paz, amada Cíntia.