Lapidação de mediadores de leitura e sujeitos leitores para o protagonismo social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.22932

Palavras-chave:

Leitura. Mediação da leitura. Biblioteca comunitária. Extensão universitária., biblioteca universitaria

Resumo

A leitura amplia a possibilidade de o sujeito alcançar novos horizontes como um ser crítico socialmente construído. Nesse contexto, a biblioteca comunitária é entendida como um ambiente acolhedor e que apoia seus usuários em relação à busca da informação, ao acesso a ela, ao seu uso e à apropriação. Quanto às atividades de extensão na universidade, proporcionam a aproximação e o diálogo entre a comunidade acadêmica e a população. Objetivo: Investigar a trajetória da realização do projeto de extensão sobre a mediação da leitura, no contexto da biblioteca comunitária, visando formar mediadores da leitura e sujeitos leitores. Embasamento teórico: A pesquisa foi ancorada nas concepções teóricas de Almeida Júnior (1997, 2014), Gomes (2014, 2017), Petit (2008) e Carvalho (2005), entre outros, que compreendem a mediação da leitura como uma ação essencial para formar sujeitos críticos e protagonistas. Metodologia: Foi feita a observação direta, durante as ações de extensão, utilizando como instrumento o diário de campo. No que diz respeito à coleta de dados, foi aplicado um questionário para os integrantes do ‘Projeto Lapidar’, composto de discentes e egressos dos Cursos de Biblioteconomia e Arquivologia. Resultados: O estudo mostrou que é importante qualificar mediadores da leitura e elaborar projetos de extensão que propiciem a execução de ações de mediação da leitura. Conclusão: É preciso formar e fortalecer redes de colaboração e parceria entre a universidade e a comunidade, que conta com os ambientes informacionais para apoiar a formação de mediadores de leitura e sujeitos leitores.

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Biografia do Autor

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora adjunta do Instituto de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.

Ana Claudia Medeiros de Sousa, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Docente do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

Ingrid Paixão de Jesus, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

Referências

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Publicado

2019-10-15

Como Citar

Santos, R. do R., Sousa, A. C. M. de, & Jesus, I. P. de. (2019). Lapidação de mediadores de leitura e sujeitos leitores para o protagonismo social. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 56–72. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.22932

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