Perspectivas de una alfabetización archivística: reflexiones sobre archivos, mediación y usuarios

Autores/as

  • Thiago de Oliveira Vieira Universidade de Coimbra / Arquivo Nacional do Brasil
  • Paola Rodrigues Bittencourt Universidade de Coimbra / Arquivo Nacional do Brasil
  • Marcelo Nogueira de Siqueira

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.17159

Palabras clave:

Arquivologia. Educação patrimonial. Estudo de usuários. Humanidades digitais. Literacia arquivística. Mediação arquivística.

Resumen

Presenta los conceptos de alfabetización y alfabetización de la información y explora la noción de alfabetización archivística. Contextualiza la relación archivo-usuario a partir de la mediación archivística, educación patrimonial y educación en archivos. Establece las diferencias entre la noción de alfabetización archivística y el concepto de educación patrimonial. Artículo exploratorio, en que la investigación bibliográfica sistemática, realizada en bases de datos, sirvió de base para el delineamiento del estado del arte en torno a la noción de alfabetización archivística. Los resultados apuntan a una noción emergente de alfabetización de archivo, no muy explorada en idioma portugués, como se evidencia a partir de los resultados de la búsqueda en la literatura. Destaca algunas reflexiones y perspectivas de alfabetización archivística para los archivos y las instituciones archivísticas.

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Biografía del autor/a

Thiago de Oliveira Vieira, Universidade de Coimbra / Arquivo Nacional do Brasil

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra. Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos - PPGARQ/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2014). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2007). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006). Atualmente é Arquivista do Arquivo Nacional e Membro da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Sonoros do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ. Tem experiências profissionais na área de gestão de arquivos permanentes e arquivos audiovisuais e sonoros. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Arquivologia, gestão de documentos; arquivos permanentes e arquivos audiovisuais e sonoros.

Paola Rodrigues Bittencourt, Universidade de Coimbra / Arquivo Nacional do Brasil

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade de Coimbra. Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Servidora do Arquivo Nacional, atua como arquivista da Coordenação-Geral de Gestão de Documentos, fornecendo orientação técnica aos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Marcelo Nogueira de Siqueira

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Estudou História na Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui especialização em História do Brasil Pós 1930 (UFF) e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Foi professor da rede pública municipal do Rio de Janeiro e, atualmente, professor do Departamento de Arquivologia da UNIRIO. Arquivista concursado do Arquivo Nacional. Membro da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática e da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais do Conselho Nacional de Arquivos.

Publicado

2018-12-26

Cómo citar

Vieira, T. de O., Bittencourt, P. R., & Siqueira, M. N. de. (2018). Perspectivas de una alfabetización archivística: reflexiones sobre archivos, mediación y usuarios. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 12(2), 385–404. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.17159