Cantando com coisas em arquivos de museus etnográficos
a reunificação de unidades materiais/imateriais como parte de uma etnomusicologia engajada
Palavras-chave:
Música Indígena, Cultura material/imaterial, Museu, Etnomusicologia EngajadaResumo
Este artigo mostra, em um primeiro momento, como a separação de unidades ontológicas de entidades materiais e imateriais foi destruída pela prática da coleta colonial. Portanto, a ideia de um “coletivo” (Descola, Latour) como uma noção de extensão da cultura é usada, incluindo interações humanas e não humanas ontologicamente relevantes. Em um segundo momento foram apresentados projetos recentes mostrando o que significa pensamento coletivo em cooperações entre a chamada “cultura de origem” e os museus etnográficos europeus. Além disso, são discutidos os resultados do meu projeto de longa duração realizado com o povo indígena Pemón AreTauKa (Venezuela / Brasil / Guiana) e a cooperação contínua com o projeto “compartilhar saberes” do Museu Etnográfico Berlin Dahlem, com o objetivo de revelar ideias e estratégias para reunir entidades relevantes de objetos sonoros e físicos à s suas unidades ontológicas.
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