Limites e desafios na representação da informação musical no âmbito do Répertoire International des Sources Musicales (RISM)

Autores

  • Pablo Sotuyo Blanco Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

RISM, notação musical, documentos musicográficos, plain-and-easie code, incipit musical

Resumo

Em termos gerais, a escrita da música na tradição ocidental se realiza utilizando um conjunto de símbolos combinado com caracteres alfanuméricos, termos, expressões e/ou texto literário que, ao longo da história, foram definindo os diversos tipos de notações musicais incluindo a alfabética, a neumática, a fonética, a mensural, assim como diversos tipos de tablaturas. Com diversos graus de limitações e comprometimentos, a maior parte dos documentos musicográficos pode ser transcrita à notação moderna. Dessa forma, a informação musical escrita de grande parte da história da música pode ser representada e tratada no âmbito do Répertoire International des Sources Musicales (RISM). Explorando o histórico do projeto RISM, discutimos as funcionalidades, estratégias e estrutura da base RISM assim como a inclusão de novos repertórios especialmente o conjunto documental musicográfico gerado durante o século passado. Neste sentido, apontamos para a expansão do código atualmente utilizado no registro da informação musical extraída da documentação musicográfica, eventualmente acrescentando opções que atendam à necessária descrição das fontes documentais ou mesmo o desenvolvimento de novos sistemas que permitam a codificação e recuperação de melodias parametrizadas heuristicamente.

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Biografia do Autor

Pablo Sotuyo Blanco, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Pablo Sotuyo Blanco é docente e pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA) onde também obteve seu doutorado em 2003, e um dos iniciadores de diversos projetos nacionais relacionados à documentação relativa à música, incluindo o estabelecimento do Repertório Internacional de Iconografia Musical no Brasil (RIdIM-Brasil) do qual é atualmente o presidente, do capítulo nordestino do Repertório Internacional de Fontes Musicais no Brasil (RISM-Brasil) e tesoureiro da atual Diretoria da filial brasileira da Associação Internacional de Arquivos, Centros de Documentação e Bibliotecas de Música (IAML-Brasil). Coordena o Acervo de Documentação Histórica Musical (ADoHM) da UFBA e preside a Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais (CTDAIS) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) em representação da UFBA. Ativo compositor e musicólogo, tem publicado amplamente a sua produção científica sobre música e iconografia musical no Brasil e no exterior. Atua na área de Música com ênfase em Composição Musical e Musicologia Histórica.

Referências

RISM España. 1996. Normas internacionales para la catalogación de fuentes musicales históricas. Espanha: Arco Libros.

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Publicado

2018-12-12

Como Citar

Sotuyo Blanco, Pablo. 2018. “Limites E Desafios Na representação Da informação Musical No âmbito Do Répertoire International Des Sources Musicales (RISM)”. Música Em Contexto 9 (1):221-36. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/20337.

Edição

Seção

Artigos