Simetria e outras propriedades estruturais de um conjunto octatônico alternativo usado em O livro dos sons

Autores

  • Rodolfo Coelho de Souza Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Simetria, coleções paradigmáticas, conjuntos octatônicos, Modo 6 de Messiaen

Resumo

Este artigo elabora um sistema baseado em coleções paradigmáticas octatônicas e hexatônicas, construídas com trítonos, que pode ser usado como modelo composicional e também como modelo analítico para o estudo de obras pós-tonais de diversos compositores. Uma coleção pouco estudada, o Modo 6 de Messiaen, aparece com um papel relevante nesse sistema. São apresentados precedentes do uso dessa coleção em peças de Messiaen e Scriabin, assim como sugerida uma aproximação desse modelo teórico com o que Antokoletz usou para analisar a obra de Bartók. Mostra-se que essas coleções têm na simetria estrutural abstrata uma de suas propriedades fundamentais. Apresenta-se finalmente o uso do Modo 6 de Messiaen e das três possibilidades de modelos de simetria descritos por Roig-Francolí, a simetria estrutural abstrata, a simetria estrutural concreta e a simetria local, na peça orquestral O Livro dos Sons.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo Coelho de Souza, Universidade de São Paulo (USP)

Universidade de São Paulo (USP)

Downloads

Publicado

2015-02-02

Como Citar

Coelho de Souza, Rodolfo. 2015. “Simetria E Outras Propriedades Estruturais De Um Conjunto octatônico Alternativo Usado Em O Livro Dos Sons”. Música Em Contexto 7 (1):144-71. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11098.

Edição

Seção

Artigos Científicos - linha A