Entre a simetria geométrica e sonora. Relato de experimento perceptivo com a caixa de música

Autores

  • José Luis Menegotto Escola Politécnica da Universidade Federal de Rio de Janeiro
  • Rodrigo Cicchelli Velloso Escola Politécnica de Música da Universidade Federal de Rio de Janeiro

Palavras-chave:

caixa de música, Iannis Xenakis, In-time, Outside-time

Resumo

O artigo relata um experimento realizado que visava a verificar a aproximação perceptiva entre a experiência visual e sonora dentro do modelo de tradução da caixa de música. A caixa de música é um mecanismo virtual de tradução de objetos geo- metricamente modelados em programa de desenho assistido por computador (CAD) a objetos sonoros equilibrados do Tipo N (Schaeffer 1966). Foram utilizadas como referência conceitual as noções de elementos musicais In-time e Outside-time de Iannis Xenakis (Xenakis 1992), expandindo-as para o campo geométrico por meio das noções de objetos geométricos In-geometry e Out- side-geometry. No final do artigo, são apresentadas as conclusões das observações realizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Cicchelli Velloso, Escola Politécnica de Música da Universidade Federal de Rio de Janeiro

Escola Politécnica de Música da Universidade Federal de Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2015-02-02

Como Citar

Menegotto, José Luis, e Rodrigo Cicchelli Velloso. 2015. “Entre a Simetria geométrica E Sonora. Relato De Experimento Perceptivo Com a Caixa De Música”. Música Em Contexto 7 (1):75-95. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11095.

Edição

Seção

Artigos Científicos - linha A