Melodias em épura

Autores

  • Aluízio Arcela UnB

Palavras-chave:

melodia extraída, objeto intervalar, notas em épura

Resumo

Descreve-se um método de composição de melodias que se baseia na projeção de intervalos musicais sobre os planos de projeção usados na geometria descritiva. A essência formal desse método consiste na manipulação de uma representação planar ”“ isto é, em duas dimensões ”“ de todo o conteúdo tridimensional do intervalo. Com isto, viabiliza-se um procedimento de construção de melodias a partir de uma análise da representação em épura de suas notas musicais, notas estas que têm origem na cinemática do fenômeno intervalar. A melodia que se constrói por meio deste procedimento surgirá inicialmente na forma de estruturas visuais dispostas em diferentes níveis de abstração, entre os quais se incluem o conteúdo estético espacial, o grau de simetria e o tipo de agrupamento configurado entre as notas. Uma melodia assim preparada poderá receber ou não o predicado de ser “bem formada,” a depender da avaliação ponderada entre a organização visual da épura, o aspecto da escrita em partitura e o grau de impacto auditivo.

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Publicado

2012-12-01

Como Citar

Arcela, Aluízio. 2012. “Melodias Em épura”. Música Em Contexto 6 (1):85-95. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11086.

Edição

Seção

Artigos Científicos - linha C