Palheta e articulação no bandolim:

uma contextualização para compositores, arranjadores e instrumentistas

Autores

  • Paulo Sá UFRJ

Palavras-chave:

bandolim, palheta, articulação, composição, arranjo

Resumo

No Brasil o timbre do bandolim é típico, sobretudo, no Choro, onde é ricamente trabalhado. Contudo, sua utilização na produção musical brasileira vem sendo ampliada para além das texturas dos gêneros populares, consolidando uma prática já bastante comum na Europa, Estados Unidos, Austrália e Japão. A busca por novas combinações sonoras na crescente diversidade musical do século XXI tem enriquecido bastante o repertório para bandolim, seja através de composições contemporâneas, arranjos ou adaptações. Este artigo tem como objetivo oferecer alguns suportes históricos e técnicos para compositores, arranjadores e instrumentistas, especialmente brasileiros, que têm procurado trabalhar com a sonoridade do bandolim no Choro e também nos diversos seguimentos musicais que a contemporaneidade constantemente nos apresenta.

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Publicado

2012-12-01

Como Citar

Sá, Paulo. 2012. “Palheta E articulação No bandolim:: Uma contextualização Para Compositores, Arranjadores E Instrumentistas”. Música Em Contexto 6 (1):63-84. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11085.

Edição

Seção

Artigos Científicos - linha C