Palheta e articulação no bandolim:
uma contextualização para compositores, arranjadores e instrumentistas
Palavras-chave:
bandolim, palheta, articulação, composição, arranjoResumo
No Brasil o timbre do bandolim é típico, sobretudo, no Choro, onde é ricamente trabalhado. Contudo, sua utilização na produção musical brasileira vem sendo ampliada para além das texturas dos gêneros populares, consolidando uma prática já bastante comum na Europa, Estados Unidos, Austrália e Japão. A busca por novas combinações sonoras na crescente diversidade musical do século XXI tem enriquecido bastante o repertório para bandolim, seja através de composições contemporâneas, arranjos ou adaptações. Este artigo tem como objetivo oferecer alguns suportes históricos e técnicos para compositores, arranjadores e instrumentistas, especialmente brasileiros, que têm procurado trabalhar com a sonoridade do bandolim no Choro e também nos diversos seguimentos musicais que a contemporaneidade constantemente nos apresenta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Música em Contexto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.