Pregões:

trajetos “da boca ao ouvido”

Autores

  • Christiane Reis Dias Villela Assano Fundação de Apoio à Escola Técnica

Palavras-chave:

pregões, performance, tonemas, paisagem sonora

Resumo

Este artigo apresenta tema raro nos estudos musicológicos: os pregões. Ora escutado como simples grito, ora concebido como música, sua escuta varia conforme as concepções e ideologias difundidas dentro de determinado contexto cultural. Tendo como base os estudos de Paul Zumthor e Richard Bauman, são analisadas a performance de vendedores de rua, a formação dos pregões, as “chaves de performance” por eles utilizadas, bem como outras características observadas a partir de gravações sonoras realizadas nas ruas de Niterói ”“ RJ e Brasília-DF. São ressaltados o uso de maior intensidade sonora nas sílabas tônicas das palavras, o uso de “fórmulas especiais” para invocar a performace, a importância do público, bem como o aproveitamento das “inflexões entoativas da fala” e o uso frequente dos “tonemas ascendentes” (Tatit) na formação dos pregões.

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Publicado

2012-12-01

Como Citar

Assano, Christiane Reis Dias Villela. 2012. “Pregões:: Trajetos ‘da Boca Ao ouvido’”. Música Em Contexto 6 (1):39-62. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11084.

Edição

Seção

Artigos Científicos - linha C