Mejoranera:

alaúde latino-americano

Autores

  • Edwin Ricardo Pitre-Vásquez Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Mejoranera, música panamenha, Mejorana, organologia latino-americana, descrição etnográfica

Resumo

Este artigo propõe a descrição organológica de um instrumento utilizado na música no Panamá: a Mejoranera. Cordófono dedilhado, o instrumento é original da música panamenha, pertencente à família do alaúde, resultado de uma ressignificação semântica do contato transatlântico ibérico-americano. Aborda também aspectos da descrição etnográfica da Mejorana (dança), Torrentes (estilos musicais), Saloma (expressão vocal da música panamenha) e da Décima (forma literária).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edwin Ricardo Pitre-Vásquez, Universidade Federal do Paraná

Músico, professor e pesquisador, possui Doutorado em Musicologia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-ECA/ USP (2008). Atualmente é professor do Curso de Música do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (2010). Representante na Área de Produção Artística e Cultural da Universidade Federal do Paraná junto ao Grupo de Montevidéu (2010) e Coordenador do Laboratório de Etnomusicologia da DeArtes-UFPR (2010). É especialista em Música e Cultura Latino americana, com artigos publicados no Brasil, México, Cuba, República Dominicana, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Peru e Panamá na área Etnomusicologia.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

Pitre-Vásquez, Edwin Ricardo. 2013. “Mejoranera:: Alaúde Latino-Americano”. Música Em Contexto 5 (1):99-113. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11075.

Edição

Seção

Artigos Científicos - linha C