Música eletrônica no Brasil nos anos 1950

Autores

  • L. C. Vinholes

Palavras-chave:

estúdio de música eletrônica, Escola Livre de Música, Seminários de Música Pró-Arte, Koellreutter

Resumo

A literatura sobre o início da música eletrônica no Brasil, conhecida até agora, não faz referência ao estúdio que foi criado em 1954 na Escola Livre de Música da Pró-Arte, em São Paulo, visando a atender aos interesses de professores e alunos sob a liderança do compositor e regente Hans-Joachim Keollreutter, diretor da Escola. O engenheiro doutor Ernst Mahle, atendendo a seu filho Ernst Mahle professor-aluno da Escola, intermediou e financiou a aquisição dos instrumentos que permitiram desenvolver atividades que resultaram nas primeiras experiências de música eletrônica no Brasil. Infelizmente, quase nada restou dos trabalhos realizados pelos participantes do estúdio. Dados obtidos em depoimentos recentes e em fontes da época, inclusive o periódico Cultuarte, órgão do Grêmio dos Alunos do Conservatório de Música de Pelotas (RS-Brasil), permitiram resgatar o que até então permanecera sem reconhecimento.

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Biografia do Autor

L. C. Vinholes

Compositor, nascido em Pelotas, ex-aluno de José Duprat Pinto Bandeira, com quem estudou canto gregoriano e leitura de partitura e orquestração (1949/50) e do Conservatório de sua cidade natal (1950/51), estudando com Lourdes Nascimento (canto), Olga Fossati (violino); da Escola Livre de Música da Pró-Arte, em São Paulo (1953/57), com H. J. Koellreutter (composição e flauta) e Celina Sampaio e Gabrielle Dumaine (canto); em Tóquio no Departamento de Música da Universidade das Artes, com Hisao Tanabe, e no Departamento de Música do Palácio Imperial, estudando notação musical tradicional e prática instrumental.Crítico musical dos jornais Diário Popular e Opinião Pública (1952/53, Pelotas) e Diário de S. Paulo (1956/57, São Paulo). Criou a técnica de composição Tempo-Espaço (1956), utilizada na maior parte de suas obras; a Instrução 61, para quatro instrumentos quaisquer, e a Instrução 62, para instrumentos de teclado, viabilizando a produção das primeiras músicas aleatórias no Brasil. Obras editadas no Brasil (Novas Metas e Editora da UnB) e Japão (Shin Nippaku); e objeto de monografias e teses dos(as) doutores(as) Mario de Souza Maia (1999), Valério Fiel da Costa (2005), Maria Yuka de Almeida Prado (2009), Andersen Viana (2010) e Lilia de Oliveira Rosa (2010 e 2011). Compositor convidado do XIV Congresso da Anppom (2003), em Porto Alegre. Suas obras Tempo-Espaço VIII e IX foram gravadas pela Orquestra Sinfônica Nacional ”“ UFF, regidas por Leando Gazineo (CD e DVD, 2008).

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Publicado

2013-12-10

Como Citar

Vinholes, L. C. 2013. “Música eletrônica No Brasil Nos Anos 1950”. Música Em Contexto 5 (1):27-59. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11072.

Edição

Seção

Artigos Científicos - linha C