RELAÇÕES ENTRE O ILUMINISMO ALEMÃO E A CONCEPÇÃO GOETHIANA DE FORMAÇÃO
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Resumo
A genialidade encontrada em Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, do pensador Johann Wolfgan Von Goethe, consiste exatamente na incomparável habilidade de delinear através do romance de formação [Bildungsroman] a construção do protagonista a serviço de uma outra dimensão humana, há bastante tempo esquecida. É diante disso que o presente artigo pretende analisar, enquanto uma das principais questões filosófico-literárias do século XVIII, os termos cultura [Kultur] e formação [Bildung], para então articulá-los com as considerações goethianas e a dos filósofos Immanuel Kant e Friedrich Nietzsche. Assim, o principal interesse dessa investigação consiste em pensar como a ideia de formação [Bildung], até então vinculada ao projeto do vir-a-ser, foi sendo abandonada para então se produzir outro sentido de edificação do homem, desta vez associado aos interesses da vida moderna.
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Referências
GOETHE, J. W. V. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Tradução de Nicolino Simone Neto. São Paulo: Editora 34, 2009.
KANT, I. Resposta à pergunta: o que é Iluminismo. In: A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Edições 70, 1990.
RINGER, F. K. O declínio dos mandarins alemães: a comunidade acadêmica alemã, 1890-1933. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Edusp, 2000.
WEBER, J. F. Formação (Bildung), educação e experimentação em Nietzsche. Londrina: Eduel, 2011.
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