O ensino de integração regional latino e sul-americana pelo mote “Nuestro norte es el sur”: uma abordagem pós-colonial/ decolonial da temática a partir do contato com a arte de Torres García

Palavras-chave: Integração Regional; América do Sul; Torres García; Pós- -colonialismo/Decolonialismo.

Resumo

Na América do Sul, a integração regional apresenta profusão de iniciativas sobrepostas. Para perquirir o porquê disso, propõe-se abordagem pós-colonial/decolonial ao ensino do tema em Relações Internacionais, a partir da arte de Torres García, o qual sustentava, com a frase “nuestro norte es el sur”, a necessidade de se alterar as relações de poder norte-sul. Assim, visa-se a formar sujeitos críticos, repensando o lugar sul-americano no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseli Fiorin Gomes, Universidade Federal do Rio Grande

Curso de Relações Internacionais, Santa Vitória do Palmar – RS, Brazil.

Referências

ADES, Dawn. Arte na América Latina. São Paulo: Cosac & Naify, 1997.
BALLESTRIN, Luciana. “América Latina e o giro decolonial.” Revista Brasileira de Ciência Política, v. 2, 2013. p. 89‐117.
CANCLINI, Néstor García. Latino-americanos à procura de um lugar neste século. São Paulo: Iluminuras, 2008.
CAPELATO, Maria Helena Rolim. “Modernismo latino-americano e construção de identidades através da pintura.” Revista de História, v. 153, n. 2, 2005. p. 251-282.
CASTIÑEIRAS GONZÁLEZ, Manuel Antonio. Introducción al método iconográfico. Barcelona: Ariel, 1998.
COSTA, Maria Luiza Calim de Carvalho. “O mapa de ponta-cabeça.” Proceedings of World Congress of Communications and Arts, v. 1, n. 1, 2011. p. 193-197. Disponível em: . Acesso em 15 de Dezembro de 2011.
CRESPO, Irene. “Torres-García, el moderno primitivo.” Cultura. El País. Disponível em: . Acesso em 20 de Outubro de 2015.
GROSFOGUEL, Ramon. “Descolonizando los universalismos occidentales: el pluri-versalismo transmoderno decolonial desde Aime Césaire hasta los zapatistas.” In: El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global, coordenado por Santiago Castro- Gómez e Ramon Grosfoguel, Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007.
GROSFOGUEL, Ramon. “Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós‐coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global.” Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 80, 2008, p. 115‐147.
KERN, Maria Lúcia Bastos. “O Construtivismo de Joaquín Torres García e suas Projeções Estéticas para a América Latina.” Cadernos PROLAM/USP, v. 12, n. 23, 2013. p. 96-98.
KERN, Maria Lúcia Bastos. “A Revista ‘Circulo y Cuadrado’ e a Missão Doutrinária de Joaquín Torres García em Montevidéu.” Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, v. 9, n. 2, 2012. p. 1-19. Disponível em: Acesso em 20 de Dezembro de 2012.
KERN, Maria Lúcia Bastos. “ ‘Universalismo Constructivo’ e suas aspirações utópicas.” In: Jornada de Teoria de las Artes (eds). Anais de las V Jornadas de Teoria de las Artes. Buenos Aires: CAIA, Universidad de Buenos Aires, 1993. p. 97-104.
LAPOUJADE, Maria Nöel. “Aportación de un imaginario latinoamericano y universal en el constructivismo pictórico de Joaquín Torres García.” Revista de Filosofía, v. 23, n. 5, 2005. p. 18-38.
MALDONADO-TORRES, Nelson. “Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto.” In: El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global, coordenado por Santiago Castro-Gómez e Ramon Grosfoguel, Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007.
MANGUEL, Alberto. Leyendo imágenes. Una historia privada del arte. Bogotá: Editorial Norma, 2002.
MANGUEL, Alberto. À mesa com o chapeleiro maluco: ensaios sobre corvos e escrivaninhas. São Paulo: Cia das Letras, 2009.
MIGNOLO, Walter. “The geopolitics of knowledge and the colonial difference.” The South Atlantic Quarterly, v. 101, n. 1, 2002. p. 57-95.
MIGNOLO, Walter. Historias locales/disenos globales: colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo, Madrid: Akal, 2003.
MIGNOLO, Walter. La idea de America Latina, Barcelona: Gedisa, 2007.
MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidad,lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Argentina: Ediciones del signo, 2010.
MUSEO TORRES GARCÍA. “Montevideo. 1874-1891. ‘Nasció pintor, es todo’. Biografia.” Disponível em: . Acesso em: 09 de Setembro de 2016.
MUSEO TORRES GARCÍA. “Barcelona. 1894 – 1916. Cataluña Eterna. Biografia.” Disponível em: . Acesso em 10 de Setembro de 2016.
MUSEO TORRES GARCÍA. “Montevideo. 1934-1949. ‘Toda América debe levantarse para crear un arte poderoso y virgen’. Biografia.” Disponível em: . Acesso em 09 de Setembro de 2016.
QUIJANO, Aníbal. “Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina.”. Estudos Avançados, v. 19, n. 55, 2005.
MUSEO TORRES GARCÍA. “Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina.” In: LANDER, Edgardo (org.). La conolialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales, perspectivas latinoamericanas, Buenos Aires: CLACSO, 2000. p. 193-238.
ROMMENS, Aarnoud. The Art of Joaquín Torres García: constructive universalism and the inversion of abstraction. Nova Iorque: Routledge, 2016.
ROSEVICS, Larissa. “Do pós-colonial à decolonialidade.” Diálogos Internacionais, 29 de novembro de 2014. Disponível em: . Acesso em 20 de Março de 2017.
SEBASTI, Sabina Vallarino; AZEVEDO, Cláudio Tarouco de; POHLMANN, Angela Raffin. “A Pintura como Construção Universal, uma Herança de Joaquín Torres García.” Anais do IV Seminário de História da Arte 5 (2015): 1-9. Disponível em: . Acesso em 30 de Dezembro de 2015.
SILVA, Cássia Sybille Ribeiro da; ABREU, Simone Rocha de. “Identidade Latino-americana no Universo Construtivo de Joaquín Torres García.” Anais do 15o Congresso Nacional de Iniciação Científica, CONIC – SEMESP. 2015. Disponível em: . Acesso em 06 de Setembro de 2016.
TORRES GARCÍA, Joaquín. Historia de mi vida. Montevidéu: Ed. Arca, 2000.
TORRES GARCÍA, Joaquín. Universalismo Constructivo, Buenos Aires: Poseidón, 1944.
Publicado
2018-04-25
Seção
Artigos